Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: GRAÇA MARIA BORGES DE FREITAS, 26 de novembro de 2025

Restaurar o ciclo da água é o caminho

Esta história contém:

Restaurar o ciclo da água é o caminho

Vídeo

meu nome é graça Maria Borges de Freitas nasce na Bahia na Chapada Diamantina em uma cidade chamada Rui Barbosa aos 16 anos modelo para Salvador Pedagogia da educação já era meu horizonte de formação e meu interesse desde criança porém 1988 com surgimento da Constituição constituição cidadã tantos novos direitos o direito chamou a minha atenção e dentro dele o direito do trabalho o campo do trabalho já é do meu interesse e também a área do meio ambiente que foi reforçada pela constituição de 88 e se tornou uma área de minha curiosidade e interesse em 1988 então surge a nova constituição e eu também tornei-me mãe dois fatos marcaram minha vida concurso dormente para Juíza do trabalho onde exerço minha profissão até atualmente no estado de Minas Gerais o tema ambiental entrou de vez na minha vida quando 2015 com juíza da cidade de Mariana e o preto assistiu o rompimento da barragem de Fundão todos os processos narrando aquela tragédia tragédia para pessoas para meio ambiente para todas as formas de vida eu pensei não é possível mais naquele momento eu fazer curso o doutorado em Direito estava terminando terminando a definição da tese e dê uma de nada Matheus desde então a minha percepção e o meu conselho para todos da água no centro dos processos colocamos a água no centro das mediações proteção da água é possível conseguir proteção de todos os biomas restaurar a democracia restaurar o sentido do bem comum e preservar o que nós pensarmos que devemos restaurar o ciclo da água no mundo e cuidar de todos os outros processos no seu entorno para restaurar o ciclo da água se faz nós conseguiremos uma forma conjunta de pensar o respeito à Vida a nossa mãe Iago de onde todos nós vivemos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.