Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Rita
Por: Museu da Pessoa, 24 de julho de 2012

Ressignificar vidas

Esta história contém:

Me chamo Maria e nasci na Região Nordeste do país. Meu pai é artista plástico, ele pinta, o estilo dele é Naif, pinta quadros e expõe na beira-mar e a minha mãe é professora, minha família toda é de professoras.

Eu sempre tive muito orgulho dele apesar de eu não ter convivido muito, porque eles se separaram quando eu ainda era muito nova, tinha dois anos, mas nos víamos nas férias escolares e sempre quando tinha alguma exposição dele, sempre tive muito orgulho do meu pai nesse sentido.

Minha mãe é minha inspiração, eu escolhi essa carreira pela vivência junto a ela, ajudava corrigir provas quando eu ainda era pequena, sempre fui muito boa de leitura, então desde muito cedo eu a ajudava, quando ela me levava para escola que ela ensinava, eu ajudava os alunos.

Eu estudei na escola que a minha avó e a minha madrinha trabalhavam, minha madrinha é irmã da minha mãe.

Quando eu nasci, morávamos só eu, meu pai e minha mãe, depois nasceu a minha irmã, nós duas somos do mesmo pai e aí logo em seguida eles se separaram e eu fui morar na casa da minha avó e lá também morava com tias, primos, eram sete crianças, eu e meu irmão e os outros eram primos e também moravam as tias, todo mundo junto, lá em casa tinha um jardim muito grande, com muitas plantas e passávamos o dia brincando nesse jardim, era o nosso mundo da fantasia.

A minha família por parte da minha mãe é de origem italiana, minha avó é Terezinha Giacome, e por parte do meu pai é de origem portuguesa, Alves. Na verdade é a família dela, minhas bisavós, tataravós que são italianos, essa parte eu não conheço muito não, só sei que vieram e minha avó, na verdade, é do Cariri também, ela nasceu em Missão Velha que é uma cidadezinha pertinho do Crato e Juazeiro.

Minha avó é formada em Geografia, na época de escolher a profissão e vestibular, minha mãe queria que eu fosse advogada ou médica, ela não queria que eu fosse professora e eu queria...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudança Depoimento de “Maria” Entrevistada por Raul Varela e Fernanda Prado Fortaleza, 24/07/2012 Entrevista número: VV_TM014 Realização: Museu da Pessoa Transcrito por Claudia Lucena Revisado por Luiza Gallo Favareto Depoimento com veiculação restrita A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Pelos caminhos da Arte
Vídeo Texto

Maria Cecília de Camargo Aranha Lima

Pelos caminhos da Arte
Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
Artista da rua
Vídeo Texto

José Carlos Ribeiro dos Santos (Baixo)

Artista da rua
Chinês tropical
Vídeo Texto

Tai Hsuan An

Chinês tropical
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.