Meu nome é Patrícia Alves, professora de Ciências da Rede Municipal do Rio de Janeiro e bióloga na Vigilância Sanitária do município de São João de Meriti. Como professora, vivenciei, há anos o sofrimento de alguns alunos que iniciam seus estudos e que, infelizmente, não conseguem terminá-los, por várias razões. Em 2018, vivi uma história triste, em meu exercício como professora: lecionava em um projeto da Prefeitura do Rio, para alunos com defasagem idade -série e infelizmente, um desses alunos, a bem dizer, uma aluna que estava grávida, veio a óbito, junto com seu bebê. Para ressignificar todo o sofrimento, coloquei ideias no papel e pensei em homenageá-la, tentando retratar um pouco da visão de uma adolescente de comunidade sobre alguns temas: violência, assédio sexual, discriminação, tráfico de drogas, desigualdades, racismo, inadequação, busca por objetivos.
Assim nasceu o livro \\\"Gata garota, da mente para o mundo\\\" , com objetivo de que adolescentes e jovens possam lê-lo, e possam se identificar com ele, como forma de alerta, além de repensarem suas escolhas e buscarem seus sonhos.
Espero conseguir atingir o coração de adolescentes que, assim como “Gata Garota”, riem, divertem-se, choram e pensam sobre várias questões de sua vida, nunca, porém, esquecendo de sonhar com uma vida melhor. Desejo usar esse livro como forma de incentivo para que adolescentes do Brasil e do mundo possam se enxergar e escrever suas próprias histórias, criando novas realidades a partir do que têm em suas mentes. Sonho alto demais... pode ser....