Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Patrícia Helena Alves da Silva, 12 de março de 2024

Ressignificando a dor e indo além...

Esta história contém:

Meu nome é Patrícia Alves, professora de Ciências da Rede Municipal do Rio de Janeiro e bióloga na Vigilância Sanitária do município de São João de Meriti. Como professora, vivenciei, há anos o sofrimento de alguns alunos que iniciam seus estudos e que, infelizmente, não conseguem terminá-los, por várias razões. Em 2018, vivi uma história triste, em meu exercício como professora: lecionava em um projeto da Prefeitura do Rio, para alunos com defasagem idade -série e infelizmente, um desses alunos, a bem dizer, uma aluna que estava grávida, veio a óbito, junto com seu bebê. Para ressignificar todo o sofrimento, coloquei ideias no papel e pensei em homenageá-la, tentando retratar um pouco da visão de uma adolescente de comunidade sobre alguns temas: violência, assédio sexual, discriminação, tráfico de drogas, desigualdades, racismo, inadequação, busca por objetivos.

Assim nasceu o livro \\\"Gata garota, da mente para o mundo\\\" , com objetivo de que adolescentes e jovens possam lê-lo, e possam se identificar com ele, como forma de alerta, além de repensarem suas escolhas e buscarem seus sonhos.

Espero conseguir atingir o coração de adolescentes que, assim como “Gata Garota”, riem, divertem-se, choram e pensam sobre várias questões de sua vida, nunca, porém, esquecendo de sonhar com uma vida melhor. Desejo usar esse livro como forma de incentivo para que adolescentes do Brasil e do mundo possam se enxergar e escrever suas próprias histórias, criando novas realidades a partir do que têm em suas mentes. Sonho alto demais... pode ser....

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.