Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Viegas Fernandes da Costa, 25 de abril de 2024

Relatos de uma visita de estudantes do IFSC de Florianópolis ao Museu da Pessoa

Esta história contém:

Relato de uma visita de um grupo de estudantes ao Museu da Pessoa.

No mês de abril de 2024, estudantes da 5ª fase do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletrotécnica do IFSC Campus Florianópolis fizeram uma visita não guiada ao Museu da Pessoa. O convite partiu do professor de História, e cada estudante contou para a turma o que viu e descobriu no museu. Abaixo, segue um rápido resumo das descobertas, escrito pelo professor:

Samuel presenciou dois lançamentos de livros e segurou a mão de uma criança com medo de avião (lembrei-me de uma canção do Belchior). Samuel também fez referência a uma banda da qual gosta muito, mas não revelou o nome (fiquei curioso!).

Felipe foi aliciado pelas histórias invisíveis. Encontrou uma moça com um sorriso belo e verdadeiro e conheceu a origem de algumas das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo.

Já o Enzo mergulhou nas aventuras do cordel e travou prosa com seu Germano, 124 anos e 68 filhos provados e documentados.

O José Victor mergulhou nos porões da ditadura para descobrir que também nas celas da repressão, classe e cor não eram apenas um detalhe.

Ícaro revisitou dor dos tempos pandêmicos, quando R. O. de 50 anos saía para trabalhar todos os dias. R. O. era coveiro.

Luidi encontrou Dias, zagueiro do São Paulo Futebol Clube, e constatou que a glória no futebol pode vir muito mais de marcar um jogador como Pelé do que de fazer gols.

Sofia foi versátil em sua visita. Sim, quase 14 milhões de toneladas de plástico produzido no Brasil apenas em 2022 é um número assustador! Mas na visita de Sofia coube tempo para conhecer a dor de ser diverso em mundo ainda monolítico, mas também tempo para a descoberta do amor que rompe o arame farpado dos nossos dias. Então há esperança!

Gustavo buscava o punk, saiu do museu ouvindo - segundo ele - um samba-rock misturado com soul do BB King (fiquei tentado, também fui ouvir e curti).

O Gabriel, assim como o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma visão crítica sobre museus e bibliotecas
Vídeo Texto

Paulo Simões de Almeida Pina

Uma visão crítica sobre museus e bibliotecas
Às margens do Ipiranga
Vídeo Texto

Denise Cristina Carminatte Peixoto Abeleira

Às margens do Ipiranga
Interesse pela história de si e de todos
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.