Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Relato de vida do senhor Theodoro Brandão

Esta história contém:

Seu Theodoro Brandão foi o morador escolhido para um trabalho de entrevista com o Projeto da Votorantim, junto a Secretaria de Educação de Corumbá/MS e o Museu da Pessoa, com os alunos do 3º ano B. É reformado do exército, mas ainda se mantém ativo vendendo raspadinha (gelo ralado em máquina mecânica servido em copo com essência de frutas). É muito respeitado e conhecido no Bairro da Cervejaria onde vive. Ele é um dos moradores mais antigos do local, quando o mesmo ainda não tinha algumas melhorias, a igreja de São Pedro - que ajudou a construir - e calçamento, também trabalhou na pedreira quebrando pedras que existia ao lado da Cacimba – Local hoje usado para recreação dos moradores, com água corrente e barrancas, na beira do rio Paraguai. Nasceu em 15/10/1946, na antiga fazenda Bocaiuval (hoje já não existe) no meio do Pantanal, morava com seus pais e mais quatro irmãos, com muita dificuldade, pouca brincadeira e muita responsabilidade, como o trabalho no roçado e cuidado de animais. Como a maioria dos pantaneiros fazia pequenas caças para o consumo de carne. Vinha para a cidade de Corumbá poucas vezes a passeio e visita de familiares ou por necessidade para médico ou acompanhar os barcos com carregamentos de produtos da fazenda para a cidade ou vice-versa. Viveu aí até os doze anos, onde foi morar em Ladário e estudou no grupo escolar por 6 meses. Com a separação dos pais, foi obrigado junto a um irmão a morar com o pai para não ficar sozinho. Onde saiu de vez aos 18 anos para servir ao exército, e enquanto esperava ser chamado trabalhou na pedreira do local quebrando pedras com marreta, picareta e alavancas pesadas – possui até hoje como recordação. Conheceu sua esposa, que era vizinha, com quem vive até hoje e teve 5 filhos. Mora em frente a Creche da escola, e seus filhos estudaram na nossa escola – Escola Municipal de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga e Creche Valódia...

Continuar leitura
Palavras-chave: corumbá pantanal

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.