Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 18 de agosto de 2009

"A Confiança Você Conquista"

Esta história contém:

"A Confiança Você Conquista"

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Reinaldo Henrique dos Santos, eu nasci em Caeté, Minas Gerais, [em] 13 de setembro de 1971.

FAMÍLIA

David Pereira dos Santos e Rosa Henrique dos Santos, ambos falecidos. [Eram] todos de Caeté, que fica a 100 quilômetros da capital BH [Belo Horizonte]. É uma cidade histórica onde eu cresci, estudei e minha formação toda foi de lá.

Conheci só meus avós por parte de pai, Pedro Pereira dos Santos e Hibrandina Teles dos Santos. Meu avô era fazendeiro e minha avó acompanhava ele.

INFÂNCIA / IRMÃOS

Eu cresci em caeté. Somos sete [irmãos], todos homens. O meu pai e a minha mãe sempre deram uma boa educação. Eles passavam as coisas pra gente fazer e a gente atendia o que eles pediam. E hoje todos os sete são estudados e formados. Eu sou o terceiro [filho]. Era bastante gente, tinha os sete e fora os tios e tias. Era bastante gente dentro de casa. A gente tinha uma determinação, hora de brincar, brincar; hora de estudar, tinha que estar lá estudando. Meu pai e minha mãe conseguiram fazer isso com os sete. Boa parte [de nós] somos formados em técnico de segurança. [Brincávamos de] pipa, bola, bolinha de gude, brincadeira normal.

CASA / FORMAÇÃO

Era dividido por turno: na época se chamava de primário, você fazia até a terceira série na parte da tarde e depois passava para manhã; o restante você fazia na parte da manhã. E no nível técnico você fazia uma parte de manhã e depois no próximo ano você fazia a tarde e o final, a conclusão do curso, você fazia à noite. Você entrava por volta das cinco e meia e saía as dez. [As tarefas fizeram de casa] com que todos se desenvolvessem. Independente da situação, todo mundo sabe fazer alguma coisa dento de casa. Então isso pra gente foi importante. Minha casa era grande. Aproximadamente cinco quartos, cozinha, banheiro, área de serviço, uma parte de quintal que dava pra comportar todas...

[As] duas escolas [em que estudei] são estaduais. Do primeiro...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.