Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Reges Murilo de Paiva
Por: Museu da Pessoa, 14 de setembro de 2000

Reges Murilo de Paiva

Esta história contém:

PESSOAL Nome e nascimento Meu nome é Reges Murilo de Paiva, nasci em Tupaciguara, em 5 de dezembro de 1947. FAMÍLIA Pais Meu paí é Célio Rosa de Paiva e minha mãe, Vanda Silva de Paiva. Meu pai era alfaiate e minha mãe, do lar. Aliás, há até um dado histórico curioso. Naquele tempo, alfaiate era uma boa profissão, mesmo porque não havia lojas que vendiam roupas feitas. Então, era uma profissão em destaque. O fato histórico e curioso é que a gente cresceu junto com aquela cantora Nalva Aguiar, cujo pai também era alfaiate. Eles são de Tupaciguara e a gente sempre brincou na rua. A alfaiataria do meu pai era uma das melhores de Tupaciguara. Tanto é que, no banco da praça principal da cidade, havia o patrocínio dele. A alfaiataria dele se chamava Alfaiataria Estrela Dalva, "o meu, o seu, o nosso alfaiate". Posterior à morte dele, que foi em 1959, eu até tentei, com a prefeitura, reaver o banco da praça, como uma lembrança dele, mas não consegui. Outro fato curioso é que a própria remodelação da praça fui eu que fiz, muitos anos depois. Também é um fato curioso, porque eu sou projetista e trabalhei na praça de Tupaciguara. Eu mesmo tirei o banco do meu pai de lá. E não o consegui para mim. PESSOA Pessoal /Meu pai morreu com uma doença muito ruim, a doença de Chagas, que naquela época não tinha cura. Naquela época, também, os médicos não informavam para o paciente a doença que ele tinha, só informavam para a família. Então a gente sofria mais do que ele, porque ele não sabia o que tinha e a gente sabia, e sabia que teria um fim, mas não sabia quando. Esse sofrimento na minha família permaneceu por muitos anos: as chagas podem matar de repente ou você pode morrer com a doença sem ser por ela. Ou, então, te mata devagarzinho, como aconteceu no nosso caso. Eu me lembro que ele ficou quatro anos doente. Tomava remédio, inchava demais. Tomava remédio hoje e amanhã ele ficava magrinho... Não podia comer...

Continuar leitura
Palavras-chave: cidades, telecomunicações

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Reges Murilo de Paiva
Data: 14 de setembro de 2000
Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Uberlândia
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Reges Murilo de Paiva

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
“Trabalhar com meio ambiente é ir contra a correnteza”
Vídeo Texto
Paulo Roberto de Souza
Vídeo Texto

Paulo Roberto de Souza

Paulo Roberto de Souza
A ligação entre as pessoas
Texto

Oswaldo Firmino Júnior

A ligação entre as pessoas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.