Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Carlos Reis
Por: Museu da Pessoa, 7 de julho de 2009

Refinaria: o lado humano.

Esta história contém:

Refinaria: o lado humano.

Vídeo

IDENTIFICAÇÃOMeu nome é José Carlos Reis, nasci no Rio de Janeiro, no dia 15 de junho de 1951. INGRESSO NA PETROBRAS Minha entrada na Petrobras foi um troço meio gozado: eu não sabia que as inscrições estavam abertas, me inscrevi quase que por último. Preenchi correndo, tudo era feito aqui. Vieram as provas; fiz; passei e fui chamado. Fiquei espantado com o número de jovens reprovados por problema de coluna, nos exames admissionais. Minha carteira foi assinada no dia 16 de novembro de 1976. Tive minha primeira conta bancária no Banco do Brasil, meu primeiro tudo (risos). TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Vim para a Reduc [Refinaria Duque de Caxias] e daqui não saí mais. Passei todo o tempo da minha vida aqui dentro, no mesmo setor. Antigamente chamava-se de Semol, Setor de Movimentação de Óleos e Lubrificantes. Hoje é Movimentação de Lubrificantes. Comecei como Operador de Refinaria, e perguntaram quem queria trabalhar nas obras do Coprel, eu fui como Fiscal, mas não deixei de ser Operador. Trabalhei nas obras, que era onde eu ia trabalhar mesmo, de construção de novos tanques; o segundo conjunto de lubrificantes, a parte 17-50, aquele 50 já existia, a gente chamava de parte velha, a Dilubri 2. Logo em seguida as obras terminaram, e voltei para a Operação. De lá não saí mais. Fiquei por lá, me aposentei por lá tranqüilo. APONSENTADORIA Foi em 1995, me aposentei no dia 28 de fevereiro daquele ano. Dá um friozinho, tem que se preparar para isso. As pessoas pensam que estão preparadas, mas não estão. Chega lá fora, ela quebra toda uma rotina; além disso, a gente aposenta um pouco cedo uma gama de conhecimento muito grande da Refinaria. Acabei voltando dez anos depois. Estou aqui, de novo, muito contente. RETORNO À REDUC Pelo conhecimento que tenho, do alinhamento, do Park Way, de tanques, fábricas, essas coisas todas, sou o Projetista da Tubulação. Trabalho para a Intertécnica, uma firma na qual me sinto muito satisfeito. Um projeto...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um executivo de informática meio pé vermelho
Texto

Alberto Neves da Silva Filho

Um executivo de informática meio pé vermelho
A gotinha d'água do Morro dos Macacos
Texto
A oportunidade da minha vida
Vídeo Texto

João Junior de Souza Viana

A oportunidade da minha vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.