Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Eu sou Andrea Cristina Pinheiro de Moraes, trabalho na EMEF Julio de Oliveira há oito anos, e este é o meu primeiro como POIE.

Entre as boas recordações da minha vida, tenho uma, da época de minha infância, que é muito especial.

Eu era uma criança muito extrovertida, faladeira e engraçada. Por esse motivo, gostava de participar de atividades culturais na escola.

Na segunda série, tive uma professora chamada Mara Maria Benites Molinari, que sempre incentivava e orientava seus alunos a desenvolver danças e apresentações teatrais em datas comemorativas da escola.

Numa dessas apresentações, eu representei a Emília do “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Eu lembro que minha mãe, que é uma excelente costureira, confeccionou toda a roupa da Emília, desde o vestidinho até aquela roupa que tem “braços e pernas” toda composta de retalhos coloridos. Minha tia Cida fez a peruca, também de retalhos coloridos, e a maquiagem. Eu ajudava naquilo que podia, mas o que eu sabia mesmo era dançar...

No dia da apresentação, quando eu cheguei toda vestida de Emília, a professora perguntou para minha mãe: “Quem é essa garotinha?”, e eu respondi: “Professora, você não está me reconhecendo?” e ela e minha mãe começaram a rir.

A professora Mara tinha ensaiado toda a turma, então, nós estávamos muito confiantes. Quando começou a tocar aquela música da Baby Consuelo, “De uma caixa de costura, pano, linhas e agulha.....”, eu saía de uma caixa, que a professora havia preparado, como se fosse a caixa de costura, foi mágico Ai, Ai Que saudade

Foi uma experiência fantástica, alguns alunos que assistiram a apresentação acreditavam que realmente eu era a Emília.

Jamais esquecerei aquele dia, principalmente a professora Mara, que além de ter sido uma educadora dedicada e compromissada, nos proporcionou muito amor e carinho.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Lilian, a educadora infantil
Vídeo Texto

Lilian Maria da Conceição

Lilian, a educadora infantil
Um mundo para chamar de meu
Vídeo Texto
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.