Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: INSTITUTO VIDA NOVA
Por: INSTITUTO VIDA NOVA, 2 de dezembro de 2025

Recomeçar "O HIV me fez mais forte e solidário"

Esta história contém:

Recomeçar "O HIV me fez mais forte e solidário"

Museo da Pessoa - Américo Nunes Neto

Américo Nunes Neto é uma referência incontornável na história da luta contra a epidemia de HIV/aids no município de São Paulo e no Brasil. Sua trajetória é marcada pelo compromisso inabalável com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos humanos, especialmente das pessoas que vivem com HIV, adoecidas por aids e de seus familiares. Ao longo de mais de três décadas de ativismo, articulação política e trabalho comunitário, Américo consolidou-se como uma liderança que não apenas testemunhou importantes ciclos da resposta brasileira ao HIV/aids, mas que foi e continua sendo protagonista ativo em sua transformação.

Vivendo com HIV desde 1988, Américo inicia sua história de resistência a partir da dor — e a transforma em força. Foram nos corredores da ONG Projeto Esperança, em São Miguel Paulista, que ele encontrou acolhimento e condições de seguir vivendo, num período em que o estigma e o medo eram tão mortais quanto o próprio vírus. A partir daí, sua vida passa por um ponto de virada. Em 1989, apenas um ano após o diagnóstico, ele retorna à instituição não apenas como usuário, mas como voluntário. Era o início de uma caminhada que o levaria a assumir a coordenação da organização e, posteriormente, a vice-presidência. Com sensibilidade, firmeza e determinação, Américo ajudou a estruturar ações que garantiam cuidado, informação e esperança às pessoas da Zona Leste — um dos territórios mais fortemente impactados pela epidemia.

Sua atuação se amplia de forma orgânica. Ele se torna membro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+) e, em momento posterior, assume a representação da RNP+ na cidade de São Paulo, fortalecendo a participação social e a presença das pessoas vivendo com HIV nos espaços de formulação de políticas públicas. Em maio de 2000, num gesto visionário e profundamente comprometido com a justiça social, funda o Instituto...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.