Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Rancharia e eu

Esta história contém:

Rancharia e eu

O ano era 1958, o mês era agosto,1958 foi considerado um ano de grandes acontecimentos. Neste ano nasceram pessoas que tiveram destaques em várias áreas, Cazuza, Edson celulári, Pedro bial, ,neste ano o mundo viu nascer também aqueles que viriam ser os maiores astros da musica pop Americana, Michael Jackson e Madona.

Acontecimentos de grande relevância na história também tiveram inicio em 1958, como a produção do fusca e a fundação da agencia Americana NASA.

Tivemos também a 1ª copa do mundo conquistada pelo Brasil, com o Rei Pelé no auge dos seus dezoito anos. Foi em meio á esta euforia que eu nasci, na Vila Sagres , que na época era distrito de Oswaldo cruz, região da alta paulista. Eu nasci em casa como era costume da época.

Quem ajudou a minha mãe no parto foi uma senhora de nome Otilia da silva, muito conhecida no pequeno lugarejo. Eu não vim ao mundo sozinho trouxe comigo uma irmã gêmea, embora nunca a tenha conhecido.

Acontece que a parteira era comadre da minha mãe , ela tinha duas filhas ,Anizia e Laurita, e não tinha filho homem, assim sendo minha mãe permitiu que eu fosse criado por ela, no mesmo dia em que nasci fui morar com a parteira ,que acabou sendo a minha mãe. Quando eu tinha dois anos de idade meus pais adotivos , "seo" Tiago e dona Otilia separaram -se, época difícil separação ,brigas, eu fiquei com a minha mãe e minha irmãs, Edite e Maria, na verdade estas eram netas que ela também adotou, por isso ,minhas irmãs.

Minha mãe tinha um pequeno sitio em Sagres e trabalhava muito, cuidava de algumas vacas e da plantação de amendoim, eu era criança, mas acompanhava tudo que acontecia.

No ano de 1963, minha mãe vendeu o sitio de Sagres, o único bem que restava , e mudamos para Rancharia.

Eu ainda lembro da mudança, em cima de um caminhão amarelo, um ford que não lembro o ano, só lembro que pertencia a um senhor de nome Joaquim balbino, que era dono do armazém da Vila.

A estrada velha...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Lilian, a educadora infantil
Vídeo Texto

Lilian Maria da Conceição

Lilian, a educadora infantil
Um mundo para chamar de meu
Vídeo Texto
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.