Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ismael Ferreira
Por: Museu da Pessoa, 6 de junho de 2008

Quem tem amigos tem tudo

Esta história contém:

Quem tem amigos tem tudo

Vídeo

P/1 - Bom dia senhor Ismael.

R - Bom dia.

P/1 - Vamos começar com o senhor falando o seu nome completo, o local e data de nascimento?

R - Muito bem. Ismael Ferreira, nasci em 16 do sete de 1935 na cidade de Promissão, interior de São Paulo.

P/1 - Qual é a sua atividade atual senhor Ismael?

R - A minha atividade atual, além da aposentadoria, eu faço corretagem de seguros, eu tenho uma corretora de seguros e dou assistência para a minha esposa porque ela tem uma loja de roupas seminovas e, então, eu dou toda essa assistência nas duas partes: na corretora e na loja de roupas. E o restante, como vocês já sabem, me dedico totalmente a área de golfe.

P/1 - Qual é o nome dos seus pais?

R - O meu pai é Joaquim Ferreira e minha mãe Sebastiana Martins.

P/1 - E qual era a atividade profissional dos seus pais?

R - O meu pai ele foi lavrador e a minha mãe ela lavava roupas pra fora, mas era uma prenda doméstica, mas que trabalhava em casa. Então ela se sacrificou bastante pra cuidar dos quatro filhos no interior. Não era fácil, então tinha que trabalhar bastante.

P/1 - Qual é a origem da sua família? De onde vem a sua família?

R - A minha família os meus pais nasceram na região de Catanduva também interior de São Paulo também. Catanduva foi antes desses pontos, digamos assim... número um de carnaval. Catanduva foi o carnaval mais lindo que nós tínhamos no estado de São Paulo. O carnaval mais famoso que tinha era Catanduva. Essa pequena cidade aí.

P/1 - O senhor tem irmãos?

R - Eu tenho três irmãs. São, digamos assim... eu sou o caçula e então até hoje ainda a minha esposa fala: "Poxa vida, ao invés de vocês ter ajudado a criar o Ismael tudo direitinho vocês acabaram estragando e agora quem sofre sou eu", porque diz ela que quando eu pedia um copo d'água vinham quatro mulheres me servir o copo d'água (risos). Brincadeira... Então ela fala, até hoje ela diz isso daí, né? Fala que eu fui mal

criado, não...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Quem tem amigos tem tudo
Data: 6 de junho de 2008
Local de produção: Brasil / São Paulo
Personagem: Ismael Ferreira
Entrevistador: Laudicéia Benedito
Entrevistador: Luani Guarnieri Bueno
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.