Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Quem é Eliane...

Esta história contém:

Quem é Eliane...

Maria Eliane Faccio Valezin nasceu no dia trinta e um de agosto de mil novecentos e sessenta seis na cidade de Campinas, no Hospital Casa de Saúde. É filha do senhor Osvaldo e de dona Maria Aparecida, pessoas humildes, agricultores que trabalhavam com muita dificuldade para sustentar a família.

Eram moradores do Bairro de Helvetia, que foi fundada pelos suíços. Foram seus pais quem escolheram esse nome, Maria Eliane. Maria, porque eles são pessoas muito católicas, devotos de Nossa Senhora e Eliane, foi para homenagear uma senhora que tinha uma filha com esse nome, pessoa muito querida, que na época, pagou a escola primária de sua mãe, pois naquele tempo não haviam tantas escolas públicas como hoje.

Infância

Eliane morava no Sítio, não tinha vizinhos. Brincava na maioria das vezes sozinha. Gostava muito de brincar de casinha, na tulha, que era um barracão onde embalavam as frutas em caixinhas feitas de madeira. Os brinquedos eram improvisados com latinhas, vidrinhos, etc. Falava muito sozinha, estava sempre representando: hora era pai, hora a mãe e às vezes, era o filho. Era muito engraçado. Seu tio adorava observá-la brincando.

Mas nem sempre foi assim...

Eliane conviveu com três primos que marcaram muito sua infância, pessoas com quem mantém contato até hoje e relembra muitas histórias. Jogavam bola, fubeca, corriam por todos os lugares, divertindo-se muito. Renato era muito inteligente, gostava de ler, parecia o Visconde de Sabugosa. Sérgio era a travessura em pessoa e tinha também o Chorão, que era o mais novo, não conseguia participar de todas as brincadeiras e então, chorava por tudo.

O local predileto para as brincadeiras com os primos era no “ lixão”, um terreno que o avô de Eliane cedia para ser depositado o lixo e que também criavam-se porcos.

Nesse “lixão”, descobriram que vinham muitos brinquedos quebrados como bonecas, bolas, carrinhos de rolimã, patins, livros, etc. Faziam a festa,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Trabalhar contente
Vídeo Texto

Ademir Wolf

Trabalhar contente
Desafios e rotina de uma professora de dança
Vídeo Texto
Três grandes paixões
Vídeo Texto

Mayra Roberti de Siqueira

Três grandes paixões
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.