Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 13 de setembro de 2018

Quatro Paredes

Esta história contém:

Quatro Paredes

Vídeos (4)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

"Eu morava na Vila Maria e comprei esse terreninho aqui. Era uma chácara, foi loteada, não tinha luz, não tinha água, não tinha, sabe o que é nada? Era um relógio que distribuía água para todo mundo e é por necessidade de tudo isso que hoje eu faço esse trabalho de correr atrás de asfalto, de esgoto, disso, daquilo. E quando eu estava construindo, eu vinha sexta-feira de tarde, dormia, trabalhava sábado e domingo. De tarde ia embora a pé daqui para a Vila Maria, 11 quilômetros, porque não tinha lugar pra tomar banho e eu não ia pegar o ônibus assim. A empresa em que eu trabalhava me dava a condução em dinheiro. Eu chegava aqui, comprava saco de cal, pacote de prego, coisa parecida, gastando tudo, mas não podia dizer que não ia trabalhar porque não tinha dinheiro. Aí o que eu fazia? Ia da Vila Maria ao aeroporto de Cumbica a pé, três e meia da manhã eu estava na Dutra, e só Jesus, para ir trabalhar. Quando os outros chegavam às sete horas, eu já estava lá. Trabalhei 15 anos na empresa, pedi para ser mandado embora, fiquei desempregado para construir. E andei essa trajetória todinha a pé. Teve um preço, mas eu tenho essas quatro paredes até o dia que Deus quiser.

Fechar

Leocárdio José

Dados da imagem Leocárdio José

Período:
Ano 2018

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Leocárdio José Teixeira dos Santos

História:
Quatro Paredes

Tipo:
Desenho

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.