Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Monica Lizardo de Moraes, 9 de novembro de 2025

Quanto Vale um Rio?

Esta história contém:

Quanto Vale um Rio?

Vídeo

falar sobre mudanças climáticas para mim e falar sobre uma experiência importante cima sem crucial que eu conheci um rio maravilhoso chamado Xingu em 2013 eu conheço esse rio em 2015 Rio foi interrompido pela usina hidrelétrica de Belo Monte eu estava lá nesse período eu registrei em fotografias toda a paisagem em transformação é a mudança do Rio a mudança nas árvores a mudança nos filhos do Rio nos seres do Rio então isso foi muito mal para mim então quando se fala em questões climáticas eu penso não Rio nesse que é o que marcou a minha vida o xingo mais nos rios os rios da Amazônia e os rios esse nosso planeta lindo chamado terra e assim a partir daí eu penso o seguinte eu pesquei necessário é urgente até lhe darmos com outro sua maneira respeitosa Mas esse outro não é só uma outra pessoa como eu sabe o outro é o outro Rio ou água o outro Bicho outro planta outro árvore outro micélios Engenho eu penso que é urgente a gente migrar desse especismo dessa dessa necessidade de se compreender tão importante quanto ser humano dessa noção do antropo no centro e nos perceber integrados integrados no fluxo da vida eu acho que é isso que vai fazer a diferença no mundo em nível de mudanças climáticas é nós percebermos que todos somos um ainda com diferenças com especificidades mas uma árvore frondosa ou não merece tanto respeito quanto eu mesmo esse meu olhar sobre sobre essa questão de clima sobre essa questão que envolve o planeta terra essa questão que envolve o antropoceno que somos nós determinando determinando mudanças cruciais na própria nesse momento geológico do planeta eu acho que é essa necessidade da gente

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto
Um trabalho que é uma cachaça
Vídeo Texto

Francisco José Schettino

Um trabalho que é uma cachaça
Perito contador, a pedido do pai
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.