Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Quando o Brasil era outro

Esta história contém:

Quando o Brasil era outro

(depoimento de Ana Cristina Amoras de Morais)

Depois que meus pais se aposentaram em Macapá, como não tinha perspectiva de continuidade de estudos pros filhos, eles foram pra Recife. Lá eu fiz minha formação superior e prestei concurso pra ser professora em Brasília e vim pra cá. Passei a ser professora e também dei continuidade à minha formação em música, que eu estudava violoncelo. Agora eu fiz faculdade de música e fui pra ensino de instrumento.

A minha infância foi maravilhosa, de poder brincar descalça na rua, rua sem asfalto, tomar banho de chuva. O Brasil era outro. Era o Brasil de carteiro trazendo carta em casa. Hoje em dia eu moro num lugar, numa chácara, que o CEP não funciona. O Brasil cresceu muito e alguns serviços não dão conta ainda, só chega conta de luz. Mas na época os Correios levavam cartas escritas a mão, que era um correio mais próxima, mais pessoal.

O ritmo da vida era mais digerido, a gente tinha mais tempo pra sentir tudo. Esperava uma carta chegar. Hoje a gente está hiper estimulado e tem que escolher, porque tem muita coisa inútil, supérflua. Fazer uma carta era um tempo e escrever, reescrever, colocar no envelope, preencher, ir na agência, tudo isso era um processo. Sem contar os selos, que hoje tem até exposição dos selos dos Correios. Aquilo tudo era outro universo, e só o mundo dos selos já conta uma parte da história do Brasil. Uma vez recebi uma cartinha de um namorado que mandou uma carta com uma letra do Renato Russo, disso eu não me esqueço.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Quando o Brasil era outro
Local de produção: Brasil / Brasília
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte e o folclore em selos
Vídeo Texto

Josimar Fernandes de Oliveira

A arte e o folclore em selos
Selos como sonho
Texto

Luis Antonio Pereira Tobias

Selos como sonho
Selo é dinheiro
Texto

Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca

Selo é dinheiro
A arte de ensinar filatelia
Vídeo Texto

José Luiz Peron

A arte de ensinar filatelia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.