Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Mariana Gambim

Quando aprendi a ler e escrever...

Esta história contém:

Quando eu era criança, por volta dos sete ou oito anos, comecei a aprender os sons das letras na escola que eu frequentava. Lembro que, no inverno, eu e minha família, ficávamos ao redor do fogão a lenha para nos esquentar, e ali eu comecei a praticar. Minha mãe começou me mostrando algumas revistas e livros infantis que ela tinha, e então, eu ia tentando formar as sílabas. Em seguida, aprendi a escrever, o que foi mais complicado. Minha mãe me falava algumas palavras que ela considerava simples, como por exemplo, casa, amor, escola, entre outras... Uma vez, pedi para ela me falar palavras mais difíceis, pois as que me falava acabaram ficando fáceis demais. Então, ela me fala as palavras “borboleta” e “almanaque”, fiquei bastante tempo tentando escrever, pois eu considerava aquelas duas palavras extremamente grandes.

Palavras-chave: alfabetização, leitura, escrita

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
Construir pela fé
Vídeo Texto

Gertrud Maria Hemerberger (Irmã Brunildes)

Construir pela fé
Pensando o social fora da caixa
Texto
Ajudando a criar o futuro
Texto

Patrícia Liberali Stelata

Ajudando a criar o futuro
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.