Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

PROJETO: “Memória Local”

Esta história contém:

Somos da E.M.E.F. Presidente Epitácio Pessoa, localizada no Parque Cruzeiro do Sul em São Miguel, na cidade de São Paulo.

Era vinte e oito de julho de dois mil e seis e nossa turma, o 4o ano D, estava muito ansiosa com a visita de um antigo morador do bairro, que falaria de sua história, da história do bairro e da fundação de nossa escola.

Izidoro Basques Ramires, filho de imigrantes espanhóis, nasceu aos vinte e um de agosto de mil novecentos e treze na cidade de Mogi Mirim e foi criado em Capivari, ambas localizadas no interior de São Paulo.

Teve cinco irmãos, sendo ele o terceiro filho do casal e o primeiro a nascer no Brasil. Viveu sua infância em uma fazenda, onde fazia muitas peraltices: tomava banho de rio, açude e lagoa.

Aos seis anos perdeu o pai. Como pertencia a uma família de colonos da fazenda, desde cedo sua mãe colocou-o para trabalhar na roça. Ganhava um *tostão por dia e dava esse dinheiro a sua mãe.

Falando sobre sua infância, disse-nos que não havia brinquedos como hoje. Usava sua imaginação e criava seus próprios brinquedos: carroças, carrinhos feitos de madeira, estilingue para caçar e outros.

*Tostão : moeda brasileira antiga, de níquel, que valia cem réis.

Adorava brincar como motorista e essa paixão tornou-se sua diversão favorita e, posteriormente, sua profissão.

Ele nunca freqüentou uma escola; aprendeu a ler, escrever, fazer as quatro operações e se comunicar melhor quando já estava adulto, na cidade de São Paulo, e contou com a ajuda de sua esposa, que estudara até o quarto ano do *curso primário . À noite, sob a luz do lampião de querosene, tinha duas horas de aula. Quando terminava, suas narinas estavam pretas da fumaça do lampião.

O Sr. Izidoro disse-nos: “...Estive em São Paulo pela primeira vez, com minha mãe em mil novecentos e trinta e seis, quando tinha vinte e dois anos de idade”.

Ao chegar em São Paulo resolveu visitar alguns parentes que moravam em São Miguel....

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: PROJETO: “Memória Local”
Local de produção: Emef "presidente Epitácio Pessoa"
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
BF_HV002
Texto

Susane Worcman

BF_HV002
O prazer de viver, trabalhar e aprender
Texto

Maria Helena Langoni Stein de Melo

O prazer de viver, trabalhar e aprender
Líbero dos projetos sociais
Vídeo Texto

Alexandre Carvalho Ferreira

Líbero dos projetos sociais
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.