Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Projeto Girassol

Projeto Girassol

Esta história contém:

Projeto Girassol

Vídeo

A Associação Maringaense de Saúde Mental (AMSM) surgiu em maio de 2000, a partir da iniciativa da Professora Doutora Marcia Koga e familiares de pessoas em condição de sofrimento psíquico. Em meio a reestruturação da Política de Saúde Mental do país, que naquele momento dispunha sobre a proteção e direitos das pessoas portadoras de transtornos, a Associação foi criada com o objetivo de promover melhores condições de vida nos aspectos biopsicossociais para este segmento da sociedade até então desprotegido pelo poder público. De cunho voluntário, os membros da associação formavam grupos de autoajuda, onde debatiam a respeito das dificuldades e possibilidade de vida destas pessoas, além de angariar recursos para a causa. Aos poucos foram expandindo suas ações, que auxiliaram e ainda hoje auxiliam na recuperação, estabilização da saúde mental e na reintegração de pessoas em adoecimento psíquico.

Em seus dezenove anos de existência, a AMSM participou ativamente da luta antimanicomial paranaense, estando presente em todas as Comissões Municipais de Saúde Mental, visando a reestruturação da política em saúde mental no município de Maringá, da implementação do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas) e CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), da implementação do Serviço de Emergência Psiquiátrica no Hospital Municipal de Maringá e da criação da primeira residência terapêutica de Maringá. A associação tem presença ainda nos Conselhos Gestores e nas Conferencias Públicas de Saúde. Três anos após a criação da Associação, Maria Lúcia Zapata Loriti, uma das associadas, teve a ideia de criar um projeto de geração de renda, tendo em vista que as pessoas em sofrimento e adoecimento psíquico possuem dificuldades em manter vínculo empregatício ou mesmo de ingressar no mercado formal de trabalho após a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sem enxergar, vê tudo
Vídeo Texto

Naira Rodrigues Gaspar

Sem enxergar, vê tudo
A Vida à Saúde Pública
Texto
Medicina além do atendimento
Texto

Dalmo Claro de Oliveira

Medicina além do atendimento
Resistência LGBT no Bixiga
Vídeo Texto

Iran de Jesus Giusti

Resistência LGBT no Bixiga
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.