Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Nilza Liamar dos Santos, 12 de outubro de 2024

Professora Relvita Campos Borges

Esta história contém:

Professora Relvita Campos Borges

Professora Relvita de Campos Borges nasceu em 15 de junho de 1931 em Cuiabá e conta com satisfação uma pequena história de seu nome narrada por seu pai. No dia de seu nascimento o seu pai ficou muito ansioso e ficou em um dilema para definir o dia do seu nascimento se dia quinze ou dia dezesseis pois nascera meia noite, decidiu-se por dia 15 porque meia noite ainda pertencia a este dia e quando recebeu a notícia do nascimento de uma menina começou outro dilema no coração paterno: qual nome colocaria em sua filha! Moravam em uma chácara no bairro Porto chamava-se Papo Vermelho e para pensar em um nome o pai da professora Relvita saiu fora da casa para pensar. Era um tempo que fazia frio o quintal estava cheio de neblina, ele era apaixonado pela natureza. Ficou olhando e contemplando o pátio cheio de verde que havia próximo a casa... aquela relva bonita, tudo coberto pelo sereno. Abaixou pegou um pedacinho, olhou e sentiu a relva delicada e decidiu! Ela vai se chamar Relva, Relvita uma relva delicada.

A vida na chácara marcou de forma indelével parte da infância vivida da professora Relvita. Lembrou com alegria que perto de onde morava havia um lindo córrego conhecido Manoel Pinto, lugar usado pela sua mãe para lavar roupas e, enquanto lavava a roupa da família, seus irmãos mais velhos nadavam no córrego. Ela ficava com muita vontade pular nas águas mas sua mãe não deixava. Já seus irmãos caiam e fazia aquela barulhada que dava gosto: tcham! Mas se entristece, ao lembra do local tão lindo que fez parte da sua infância, ficou poluído.

Seu pai trabalhava como capitão de polícia mas sempre gostou de ter outras ocupações. Na chácara havia uma olaria e plantação de arroz. Tinham também um pedaço de terra que sempre levavam os filhos para ajudar na plantação de mandioca. Neste local, professora Relvita lembrava-se de uma casa, que na frente tinha uma lagoa com águas muito límpidas e borbulhantes, e ao lado havia um cedral. Certa...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.