Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: , 23 de julho de 2012

Professora de Cidadania

Esta história contém:

Eu me chamo Maria.

Tenho quatro irmãos. Eu sou a segunda. Eu tenho um irmão mais velho, depois venho eu, tem uma irmã que também seguiu na mesma profissão que a minha, professora. Eu tenho um outro irmão que é pintor, e tem um irmão mais novo que é da área de marketing, trabalha com festas.

Meu pai trabalhou em um banco, hoje é aposentado; ele trabalhava no setor gráfico. Lembro que quando pequena eu adorava sentar na cadeira dele, mexer nos papéis, ver o jeito dele com as pessoas. Uma pessoa altamente comunicativa, eu herdei um pouco disso do meu pai. Minha mãe, desde cedo, também trabalhou como professora, hoje também já é aposentada. Eu também herdei alguma coisa da minha mãe: essa vontade de estar em contato com crianças, com jovens, necessidade de ajudar [de] alguma forma.

Desde o início, eu sempre estudei em escola particular. E eu via que não havia uma comunicação próxima dos professores com os alunos, eu me sentia meio que de lado. E eu sempre sonhava, dizia que eu queria ter uma professora que chegasse mais próximo do aluno, que perguntasse alguma coisa da minha vida. Eu sempre tive esse sonho.

Quando eu fui para o ensino médio, eu optei por estudar em uma escola pública. E comecei a ver o diferencial, de como as pessoas se aproximam mais. Às vezes, até a própria necessidade: vamos fazer um trabalho juntos. Não tem aquele individualismo que tem numa escola particular, cada um faz o trabalho em casa. Na escola pública eu comecei a perceber que as pessoas se ajudavam mais. Então a minha profissão foi em direção a isso, acho que eu tinha essa carência de pessoas que me ouviam, não em casa, mas na escola.

Passei a ver isso com outros olhos. Eu vi que uma aproximação é uma conquista, e que eu podia aproximar muito mais as pessoas com esse meu jeito. Então eu estudei, me formei e só tive mais certeza que era essa era profissão que eu queria.

Eu comecei a ver um professor que era bem próximo, amigo, e...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de Maria Entrevistada por Fernanda Parado e Raul Varela Fortaleza, 23/07/2012 Realização: Museu da Pessoa Entrevista VV_HV013 Transcrito por Karina Medici Barrella Revisado por Genivaldo Cavalcanti Filho "A entrevista na íntegra, bem como a identidade dos entrevistados, tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net"

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
Joana Neves
Texto

Joana Neves

Joana Neves
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.