Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Paula de Souza Viana
Por: Museu da Pessoa, 25 de janeiro de 2007

Professora das lendas amazônicas

Esta história contém:

Professora das lendas amazônicas

Vídeo

Meu nome é Paula de Souza Viana, eu moro aqui em Maués. Nasci aqui mesmo em Maués. A data do meu aniversário é 31 de março de 1978. Os meus pais nasceram aqui na Vera Cruz, logo em frente à cidade, na Ilha de Vera Cruz, hoje falada. Antes falava-se o interior de Vera Cruz, mas hoje é conhecida como a Ilha de Vera Cruz. Eles nasceram na Vera Cruz e, aí, a gente veio para cá. A minha mãe é professora, se formou professora, e a nossa cultura também é professora. Eu tive oito irmãos. Cinco são professores.

O meu primeiro papel na educação como professora seria logo com educação infantil, os pequeninos mesmo, as crianças de quatro anos. Eu comecei aí nessa área da educação infantil, de quatro a seis anos. E, desde lá, eu acho que cada pessoa se revela numa área. A gente vai se desenvolvendo, vai se revelando e eu continuei nessa área por, acho, que seis anos. Continuei nessa área da educação infantil. Foi numa época que a gente começava a falar em construtivismo. Em Maués, estava se deixando o ensino tradicional de lado e estava se entrando no construtivismo, na teoria construtivista. Então, para mim, foi algo novo porque, quando eu estudei, quando eu estudava o ensino fundamental, que naquela época, na minha época de infância, era o primário, o ensino era totalmente tradicional, desde professores até conteúdo. Para mim, foi algo muito novo e dificultoso, porque a gente só sabia trabalhar com o método antigo.

Os jovens sabem contar a lenda do guaraná porque todo ano tem a festa do guaraná e todo ano é passado aquilo. Mas as outras lendas, como a lenda do porantim, a lenda da tucandeira, que é uma lenda da região, daqui da Região Norte, também bem conhecida pela Região Norte. A gente trabalha sobre isso, a gente tenta desvendar a cultura, colocar a cultura para que essas crianças, para que os adolescentes possam estar interagindo com a cultura da nossa sociedade, da nossa cidade, ou melhor, para que eles possam...

Continuar leitura
Fechar

Paula de Souza

Dados da imagem Mulher sentada em um píer. Há o oceano, árvores e casas ao fundo.

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Amazonas / Maués

Imagem de:
Paula de Souza Viana

História:
Professora das lendas amazônicas

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
mulher, pier, oceano, árvores, casas

Mulher sentada em um píer. Há o oceano, árvores e casas ao fundo.

Paula de Souza

Dados da imagem Mulher sentada em um píer. Há o oceano, árvores e casas ao fundo.

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Amazonas / Maués

Imagem de:
Paula de Souza Viana

História:
Professora das lendas amazônicas

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
mulher, pier, oceano, árvores, casas

Mulher sentada em um píer. Há o oceano, árvores e casas ao fundo.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.