Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Professora Carmen também já foi criança

Esta história contém:

Professora Carmen também já foi criança

No dia 28 de março de 1955, nasceu em Guaíba, uma linda menina chamada Carmen Correia da Silva Machado. Diante a muitas alegrias e também de algumas dificuldades, passou a sua infância na cidade de Pelotas, onde foi criada com muito carinho e também com alguns lacinhos, por seus pais João Ferraz da Silva e Ivone Correia da Silva.

Neste período brincava somente com sua irmã. Elas se divertiam bastante com sabugos de milho, cavalinhos de pau, carrinhos de boi e também com um fogãozinho de barro feito por elas mesmo. Mas o brinquedo preferido de Carmem era a sua boneca de pano, pois com ela, entrava em um mundo de faz de contas, com muita imaginação e diversão.

Recorda-se também, que na sua época as crianças eram mais calmas. E acredita que o motivo seja a falta da televisão, pois segundo o seu relato, os desenhos de hoje transmitem muita violência. Com 7 anos foi pela primeira vez à escola. Lembra-se com carinho da professora Alice, que sempre lhe dava dinheiro para comprar guloseimas nas festas da escola. Mas, também havia a professora Ivone que era muito má. Uma vez, deixou a pobre inocente de joelhos virada para uma parede e como estava doente, Carmem acabou passando mal. E devido a esta situação, sua mãe acabou tirando-a da escola.

Então, com 8 anos retornando a sua cidade natal, voltou a estudar na escola Frederico Linck recordando-se com carinho da professora Graciana, que era uma professora atenciosa e dedicada. Na escola em que estudava havia muita disciplina. Certa vez, ouve um desentendimento entre professora Carmen e sua colega, e para encerrar com a briga, a diretora pegou a menina pelas orelhas e levou-a a diretoria.

Carmen teve uma adolescência um pouco reservada, pois seus pais eram muitos rígidos e não a deixavam sair. Teve apenas uma amiga, e esta lhe prometeu um vestido de prenda e até hoje não cumpriu a sua promessa. Com 20 anos, conheceu Carlos, que era seu vizinho no bairro onde morava. Casaram-se e tiveram duas...

Continuar leitura
Fechar

Os organizadores da entrevista

Dados da imagem personagem: Alunos do 3° ano 1 da EMEF Breno Guimarães.<br>historia: Momento de alegria ao entrevistar a Professora Carmen.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Carmen Correia da Silva Machado

História:
Professora Carmen também já foi criança

Tipo:
Fotografia

personagem: Alunos do 3° ano 1 da EMEF Breno Guimarães.
historia: Momento de alegria ao entrevistar a Professora Carmen.

A turma com a entrevistada

Dados da imagem personagem: Alunos do 3° ano 1, a professora Alexandra e a supervisora Quelem com a entrevistada Professora Carmen.<br>historia: A satisfação era muito grande, pois através da entevista, aquelas pequenas crianças conheceram a linda história de vida da professora Carmen.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Carmen Correia da Silva Machado

História:
Professora Carmen também já foi criança

Tipo:
Fotografia

personagem: Alunos do 3° ano 1, a professora Alexandra e a supervisora Quelem com a entrevistada Professora Carmen.
historia: A satisfação era muito grande, pois através da entevista, aquelas pequenas crianças conheceram a linda história de vida da professora Carmen.

Momento de descontração

Dados da imagem personagem: alunos e entevistada<br>historia: Logo após a entrevista foi realizado um momento de descontração com os alunos e a entrevistada.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Carmen Correia da Silva Machado

História:
Professora Carmen também já foi criança

Tipo:
Fotografia

personagem: alunos e entevistada
historia: Logo após a entrevista foi realizado um momento de descontração com os alunos e a entrevistada.

Momento emocionante da entrevista

Dados da imagem personagem: Professora Carmen Correia da Silva Machado<br>historia: A emoção da Professora Carmen ao iniciar a entrevista.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Carmen Correia da Silva Machado

História:
Professora Carmen também já foi criança

Tipo:
Fotografia

personagem: Professora Carmen Correia da Silva Machado
historia: A emoção da Professora Carmen ao iniciar a entrevista.

A professora Carmen

Dados da imagem historia: Professora Carmen<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Carmen Correia da Silva Machado

História:
Professora Carmen também já foi criança

Tipo:
Ilustração

historia: Professora Carmen

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.