Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Eu me chamo Erika Santos e essa é minha história de vida e conto-lhes um pouquinho e, o por quê escolhi ser professora. Desde muito menina com meus oito anos de idade acompanhava a rotina de meus pais, ambos professores primários da rede estadual de ensino. Ah! Como era gostoso acompanhar meu pai quando ia lecionar na zona rural. Me lembro como se fosse hoje... Em meados de 1988, meu pai foi lecionar na zona rural e me levava junto porque gostava muito de vê-lo dando aulas e com o carinho que ele tinha com seus alunos. De casa à escola ele ia dando carona aos seus alunos que nem "chinelinho" tinha direito para calçar. Parava seu carro e descia aquele "monte" de crianças na porta da escola, todas com aquele lindo sorriso no rosto de gratidão, por não precisar aquele dia gastar horas pera chegar à escola. E, quando chegava fim de semana mamãe ia as sapatarias providenciar sapatos e chinelos àquelas crianças que mais precisavam.

Como decidi ser professora? Ah, nem conto-lhes como fiquei feliz em 1.999 ingressar no Curso Normal , o antigo Magistério. Eu contava os dias para poder me formar e seguir os passos de meus pais na educação. Sempre fui apaixonada por essa área. Comecei em 2.000 a lecionar na Educação Infantil e como me senti realizada . Era uma turminha de pré-escola, era assim que se chamava nessa época , hoje 1º ano com as mudanças vigentes na LDB9394/96. Ah... aquela turminha foi tudo pra mim. Minha realização plena como professora iniciando sua carreira e meu pai com todo carinho me acompanhava a cada passo e me incentivava a sempre ser a melhor profissional e oferecer o melhor ensino que eles poderiam ter. Depois desse ano comecei a querer mais e, em 2001 ingressei na Faculdade de Letras já que era meu sonho ser professora de inglês e ensinar as crianças menos favorecidas. Em 2004, me formei com muito sacrifício porque trabalhava o dia todo na creche e estudava a noite. Muitas vezes só me restava o pão do café para...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
Joana Neves
Texto

Joana Neves

Joana Neves
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.