Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Aparecido Raimundo de Souza, 10 de outubro de 2025

POR ONDE ANDAM TODOS OS MEUS FILHOS

Esta história contém:

POR ONDE ANDAM TODOS OS MEUS FILHOS

Por onde andam todos os meus filhos?

Aparecido Raimundo de Souza

Com carinho para meus filhos Eduardo, Narjara, Amanda, Luana e Antonella. E também para meus netos Ellen, João Eduardo, Heitor, Miguel e Maria. E igualmente para os netos que moram fora do Brasil, pessoinhas amadas e queridas que sequer conheço e sei os verdadeiros nomes com os quais foram batizados.

Papito e vovô Aparecido.

DOMINGO, dia dez, quando se comemorava o dia dos pais, acordei em silêncio. Não aquele silêncio confortável de todos os domingos, mas um de rosto maquiavélico que gritava desesperado. Esse espaço onde sempre morei e que em tempos idos, serviu de palco para correrias, brinquedos espalhados por todos os cantos seguidos por vozes alegres e em descompasso. Tudo, assim do nada, se transformou numa espécie de tristeza pesada, ou dito de outra forma, se quedou numa agonia enfadonha que perdurou o dia todo. O som do relógio de parede dependurado no corredor que acessa à sala, teimou em marcar não o tempo, mas a predominância de uma ausência que ainda agora, quase dez da noite, ainda me consome. O tempo todo, pairou no espaço do meu oculto, uma pergunta sem resposta: Deus, Meu Pai, por onde andam todos os meus filhos?

Talvez estivessem (imaginei) presos no caótico do trânsito de alguma avenida dessa cidade grande, os olhos grudados no volante de seus carros, ou nas telas dos celulares, respondendo e-mails que não podiam esperar. Quem sabe dentro de ônibus lotados voltando para as suas residências, ou em francos regozijos em algum barzinho namorando ou discutindo ideias que eu não consigo digerir, usando palavras que não existiam quando eu era jovem como eles. Possivelmente se deleitem dormindo, exaustos do cansaço dos trabalhos que desempenharam durante toda a semana, ou no pior dos mundos, de viverem, ou acordando, antes das cinco, jubilosos por começarem mais um dia que não lembraram de me incluir.

Não é que eles não me amem. Eu sei que me...

Continuar leitura
Palavras-chave: mmeus filhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.