Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Política Pública se faz com Amor

Esta história contém:

Política Pública se faz com Amor

Minha história com as IST/Aids começa em 1993, quando, por uma contingência, assumi a então coordenação municipal de DST/Aids de Piracicaba-SP. Para mim, que já era completamente apaixonado pela saúde pública, foi como uma injeção de combustível nessa paixão, o que nos levou a construir do nada uma Rede de Atenção às DST/Aids e mais, algo que ainda nem se chamava assim, uma “Linha de cuidado” para essas infecções.

Assumi a coordenação municipal e logo participei da primeira oficina com o então Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, ainda sob a coordenação da saudosa Dra. Lair Guerra.

Oito anos depois, em 2001, passei a integrar a equipe do PN-DST/Aids, inicialmente como técnico e posteriormente como chefe da ASPLAV – Assessoria de Planejamento e Avaliação, onde fiz amigos para a vida toda.

Estive nessa função até 2005. Foi um período de grande aprendizagem e de grande ebulição nas políticas públicas para o enfrentamento das IST/HIV/Aids.

Na busca por uma nova modalidade de financiamento das ações no país, superando a lógica dos convênios, até então praticada, que não vinha apresentando os resultados esperados, construímos a “Política de Incentivo”, como ficou conhecida, possibilitando o repasse de recursos fundo-a-fundo para estados, município e Distrito Federal, com definição de valores para financiar ações da Sociedade Civil em cada estado e Distrito Federal, além de trazer consigo uma dinâmica inédita e revolucionária para o país, no que se refere aos processos de planejamento e de monitoramento da execução dos planos, por meio de sistemas informatizados integrados.

Essa revolução metodológica permitiu grandes avanços no enfrentamento da epidemia em todos os campos: científico, tecnológico e, principalmente, humano.

De volta a Piracicaba, retomei minha trajetória no município, sempre muito próximo do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo e da Coordenação,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.