Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: claudia cavalcante normando, 13 de novembro de 2025

pertencimento - uma experiência no Instituto Refazenda -PA

Esta história contém:

pertencimento - uma experiência no Instituto Refazenda -PA

Vídeo

Olá eu me chamo Cláudio Normando é a minha experiência João natureza apesar de iniciar um instituto refazenda que eu tô aqui em Santa Bárbara do Pará saudável junto a natureza pertence sendo ela era o Instituto de permacultura meu filho Fernando Normando paraense aonde nós viver todas as experiências possíveis em um aprendizado Fantástico do que é pertencer realmente o planeta Então essa experiência nos trouxe a Bananeiras com horta Comunitária e orgânica com vários eventos com cinema Qual o coletivo da comunidade e tudo isso trouxe para mim uma sensação de pertencimento Eu acho que o Instituto fazenda hoje em dia ele é o hotel é administrado pela Liga paraense mas trouxe essa sensação de ter um ser humano tão igual a fauna e a flora desse princípio da Igualdade que eu tanto Estudava na parte acadêmica Isso muda transforma transforma em um Cruze da nossa visão a partir de então eu hoje tenho 59 anos e essa sensação da finitude como mudar mudança o que transforma um grande se transforma numa planta que se transforma numa flor se transforma o que é alimento saudável para os seres humanos e outros seres vivos e depois ele volta à Terra adubo ideal para gente entender a nossa existência eu penso que o ser humano ainda é muito muito tri mitivo para entender o seu é muito primitivo para entender a sua não do seu corpo Instituto ver Fazenda na minha vida causou tantos benefícios e Uma saudade imensa de atuar e aqui na 30 a gente tem a percepção de que a luta continua né para gente achar o nosso verdadeiro lugar nisso tudo obrigado pela oportunidade

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.