Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 26 de junho de 2009

"Dá pra escrever um livro!"

Esta história contém:

"Dá pra escrever um livro!"

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Pedro de Alcantara Tavolaro Neto. Tenho 49 anos e nasci em São Sebastião.

INGRESSO NA PETROBRAS

Eu ingressei aqui no dia 11 de fevereiro de 1983. Eu trabalhei 20 anos em navio petroleiro, na Fronape [Frota Nacional de Petroleiros]. Eu sofri um acidente e não pude mais trabalhar. Procurei me adequar no quadro de terra, trabalhar mais em terra. Arrumei uma oportunidade de trabalhar na refinaria de Cubatão, na RPBC [Refinaria Presidente Bernardes Cubatão]. Eles me deram essa oportunidade e eu fiquei durante dois anos lá; eles queriam que eu ficasse mais tempo. Como eu morava em São Sebastião, preferi arrumar uma oportunidade aqui. Eu trabalho há dois anos aqui, onde pretendo me aposentar.

COTIDIANO DE TRABALHO

Eu comecei na companhia como taifeiro. Exerci isso durante dez anos. Eu deveria ter mudado de categoria antes, mas o comandante não deixou, porque eu era o braço direito dele. Eu fui na onda dele e acabei não mudando de posição. Até valia a pena, porque eu ganhava bem, melhor do que muita gente, quase toda semana tinha um dinheirinho por fora. Eu fui me enjoando dessa profissão, porque eu era castigado demais. Mudei de profissão, pra marinheiro. Fiz um curso de três meses, em Belém, e mudei para marinheiro, o que sou até o momento. No navio tem comandante, piloto, chefe de máquina, segundo maquinista – antigamente tinha até o terceiro maquinista – enfermeiro, condutor, mecânico, bombeador, marinheiro, contramestre, moço de convés, cozinheiro, segundo cozinheiro, terceiro cozinheiro; havia cinco taifeiro. O taifeiro tem vários setores. Tinha um taifeiro especial do comandante, só trabalhava com o comandante; aonde o comandante ia o taifeiro ia junto. Eu cuidava da parte do comandante. Mas depois eu vi que não era muito legal. Eu não gostava daquele negócio de ficar ali. Meu negócio é ficar isolado num lugar que o pessoal venha trabalhar. Então eu peguei o paiol, trabalhei no paiol de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.