Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: mirtes figueiroa
Por: mirtes figueiroa, 1 de novembro de 2025

Paulo Freire e meu. Pai Dino Figueiroa

Esta história contém:

Paulo Freire e meu. Pai  Dino Figueiroa

Vídeo

Olá meu nome é Michele lua sobre Jaboatão dos Guararapes a minha participação aqui e falar sobre amizade de Paulo Freire com meu pai Ubaldino Figueroa nas terras do Jaboatão dos Guararapes quando Paulo Freire veio na sua casa que era em Recife com sua vida morar em Jaboatão no Morro da Saúde então foi 29 anos até a adolescência foi Jaboatão dos Guararapes então livro Cartas a Cristina conta toda essa trajetória dele lá em Jaboatão onde ele viu a primeira pessoa é uma vez que foi no rio da vovó ele brincava muito pescava no Rio que passava perto da casa dele e o duas unas e tem a colônia Salesiana ele jogava bola antes de começar a missa foi quase Noivo da Minha tia também Nise então tem toda uma história então quando ele veio dois era coisa que ele pediu meu pai foi para levar ele na casa que Ele viveu ainda casa está em pé lá em Jaboatão dos Guararapes então foi momentos vividos entre eles e foi repassado tudo eles eram muito amigos essa história que eu tenho para contar de Paulo Freire sempre aquela voz Mansa muito tranquilo meu filho que hoje tem 44 anos ele deu presente para eu me lembro até hoje uma uma toalha dessa de capuz né Muito bonita e essa história tem que eu tenho da lembrança de Paulo Freire ele gostava muito de mim também é isso aí

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.