Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 5 de setembro de 2018

Passarinhos

Esta história contém:

Passarinhos

Vídeo

Nessa época, fazia muito frio na Serra da Cantareira. Às 5h da manhã já tínhamos que estar em pé, acordar, fazer o café da manhã, tomar café, organizar o material e dar uma arrumada na casa para poder ir para a escola. Voltava, tinha um quadro de tarefas, porque nós éramos hiperativos, nunca tinha um momento sem ser organizado. E a minha mãe contava muitas histórias para a gente. Então, o que acontecia? Eu sempre fui uma pessoa muito criativa, gostava de ouvir e colocava as histórias de saudade dela em prática. Ela contou que, quando era pequena, em Duartina, matava passarinho para comer, porque tinha necessidade. Eu falei: “Era gostoso?” “Era.” No dia seguinte, eu matei um passarinho e fiz uma farofa, era um passarinho pequenininho para ela comer. Ela ficou brava porque, primeiro, não concordava em matar passarinho, e a gente nessa época não passava por necessidades, mas não bateu nem nada. Ela falou: “Esse passarinho só tem pele e osso.” Não ia matar a fome de ninguém. Eu lembro da minha infância, com 4 anos sozinha na feira... Começamos a fazer o projeto com crianças, porque, entre 4 e 6 anos, elas ficavam muito soltas aqui na comunidade.

Fechar

Passarinho

Dados da imagem Passarinho

Período:
Ano 2018

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Luciana Aparecida Pessôas

História:
Passarinhos

Tipo:
Desenho

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.