Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Marcele Maciel

Para ser Rainha não precisa de coroa

Esta história contém:

Bom, vou contar a história de vida de uma mulher que eu considero uma guerreira, Lucília Silva da Silva, 52 anos de idade, hoje casada dona de casa e mãe de oito filhos. A história desta dona casa começou quando era criança e morava na roça com seus pais e seus oito irmãos.

Como era de costume, os filhos deveriam ajudar os pais desde a "lida" na roça como nos afazeres em casa os irmãos mais velhos cuidavam dos mais novos. Sempre antes de ir à escola Lucília entrega leite e compotas de doces para os vizinhos uma das rendas da família, quando completou seus 12 anos de idade teve de largar a escola para ajudar os pais na lavoura de milho muito triste ela foi mas sempre quis terminar os estudos.

Com aproximadamente 16 anos de idade Lucília se casou e teve o primeiro filho com 17 anos de idade Marcos, depois de um tempo teve mais 3 filhos Beto, Lisa e Cristiano. Seu casamento já estava desgastado e com Cristiano o, mais novo, ainda na barriga seu marido foi embora de casa deixando-a sozinha “foi embora e não deixou nem o endereço”. Lucília passou muito trabalho passava fome mas nunca deixou faltar nada para seus filhos sempre teve a ajuda de sua mãe que lhe ajudava a cuidar de seus filhos para que ela pudesse trabalhar, durante anos seu ex-marido nunca havia retornado para ver os filhos ou pagar pensão.

Já com os filhos grandes Lucília teve outra filha Daniele fruto de um romance mas novamente o pai não procurou a filha. Apesar de não ser de igreja ou aquelas devotas que acendem velas para Santos Lucília sempre teve fé que um dia tudo iria mudar e todo o mal se tornaria felicidade. Com Daniele ainda criança e os primeiros filhos já adolescentes Lucília se casou novamente onde deste relacionamento teve mais 3 filhos Marcele, William e Felipe.

Primeiro quando o filho mais velho de Lucília tinha trinta anos de idade marido havia retornado para ver os quatros filhos. Sem escolher por eles Lucília anunciou que o pai estava na cidade e...

Continuar leitura
Palavras-chave: maternidade

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“Enquanto tem vida, tem esperança”
Vídeo Texto

Jeovania de Souza Corrêa

“Enquanto tem vida, tem esperança”
A potência de ser quem se é
Vídeo Texto
Mãe é quem cuida
Vídeo Texto

Raquel Barros

Mãe é quem cuida
A potência de se perceber capaz
Vídeo Texto

Franciele Purcina do Nascimento

A potência de se perceber capaz
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.