Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Lorena Cardoso de Lima, 26 de dezembro de 2025

Papai Noel tira um cochilo no 40h

Esta história contém:

Papai Noel tira um cochilo no 40h

Início dos anos 90. Minha mãe e meu pai, pessoas pobres trabalhadoras, não tinham muitas condições financeiras, mas sempre se esforçaram para garantir que eu e minha irmã acreditássemos em fantasias quando éramos crianças. E não foi diferente com o Papai Noel. Como morávamos num bairro distante e com pouca infraestrutura de transporte público, sempre saíamos cedo, no dia 24, para ir para a casa dos meus avós paternos passar a noite de véspera de Natal. Curiosamente, papai sempre esquecia alguma coisa e, quando estávamos caminhando para a parada de ônibus, voltava em casa enquanto mamãe, eu e minha irmã seguíamos. Passávamos a noite na casa dos avós, uma família grande e feliz, comilança e muita música no violão do vovô Lima. No meio da madrugada, voltávamos de táxi. Quando chegávamos, as provas de que o Papai Noel estivera em casa estavam todas lá: a janela do nosso quarto aberta; a cama desarrumada, com uma banda de meia caída bem ao lado; um copo de leite pela metade e um monte de cuís de bolacha em cima da mesa. Mamãe chegava logo falando "O Papai Noel esteve aqui! Ele entrou pela janela! Olha, a cama está desarrumada, ele deve ter tirado um cochilo! Olha aqui o lado da meia dele! Ahh, e ele ainda tomou leite e comeu as bolachas que a gente deixou!" Eu e minha irmã ficávamos empolgadíssimas em saber que ele tinha estado lá, acho que nem faria diferença se ele deixasse presentes... Mas ele deixava! Mamãe falava "Será que ele deixou algum presente? Procurem!" E lá íamos nós, felizes da vida. E quando olhávamos embaixo da cama, estava lá o nosso presente de Natal! Que o Papai Noel havia deixado! Isso aconteceu durante alguns anos, de forma que a partir da segunda vez, eu e minha irmã já chegávamos em casa atrás das pistas de que o Bom Velhinho estivera lá. Foi interessante quando juntamos as peças e percebemos que papai e mamãe armavam tudo pra que nós acreditássemos. Hoje, temos essa lembrança gostosa, a...

Continuar leitura
Palavras-chave: natal, memorianatal

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.