Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: renata siqueira
Por: renata siqueira, 13 de agosto de 2023

Pablo Siqueira Meirelles (1956)

Esta história contém:

Pablo Siqueira Meirelles (1956)

Pablo Siqueira Meirelles, ou papai, nasceu na pequena cidade de Tacuarembó, no interior do Uruguai, às sete da manhã, no dia sete de julho de 1956. Este canceriano 100% cresceu em uma família de classe média católica uruguaia, com algumas pretensões aristocráticas, mas nem sempre com os recursos que deveriam acompanhá-las. Seu pai, Paulo Siqueira, era um proprietário rural. Quando eu, Renata, nasci, ele criava gado e ovelhas na fazenda Las Marias, em Yaguari. Sei que sua primeira infância, meu pai viveu na fazenda. Quem se incumbiu de sua educação, assim como de sua irmã mais velha, naquele momento, foi a mãe Antonia Margarita Lucia Meirelles, ou Lunela, como todos sempre conheceram nossa abuela querida, professora de música e pianista. Só depois, não sei se com sete, oito, ou nove anos ele foi para a escola pública de Tacuarembó. Temos fotos suas com o clássico jaleco branco e o laço azul – el moño – que vestem os pequenos estudantes uruguaios. Mas a vida no campo, ao qual sempre retornou para auxiliar o pai, mesmo quando já vivia em outro país, é sem dúvida, constitutiva de sua identidade. Um traço marcante é o seu amor pelos animais, com os quais ele tem muita facilidade de se relacionar.

De sua adolescência, o que me marca, em suas histórias, é a paixão pelos esportes de modo geral. Parece que diariamente ele jogava padel com os amigos. Sinto que não foi fácil para ele ser adolescente... mas também, para quem é né? Se há algo que me causa admiração no Uruguai, é o sistema de ensino. Não me digam que é por ser um “país pequeno”, é uma escolha política. Lá o ensino público, gratuito e de acesso universal existe da primeira infância à universidade. Ou seja, você termina o “preparatório”, equivalente ao nosso ensino médio, e se inscreve na faculdade que você quiser. Há o porém, dizem, de que a seleção é feita por dentro. É fácil de entrar e difícil terminar. Prefiro isso do que a certeza,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.