Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Oscar Dourado

Esta história contém:

P - Eu gostaria que você dissesse seu nome, local e data de nascimento. R - Meu nome é Oscar Dourado, local Salvador, Bahia, e a data 16 de fevereiro de 1954. P - Qual é a sua atividade? R - Hoje em dia eu tenho muitas atividades. Eu sou músico de formação, sou professor universitário, professor titular na Universidade Federal da Bahia e sou atualmente presidente do Conselho Estadual de Cultura e faço produções culturais. P - Me fala um pouco deste seu trabaloh junto à Secretaria de Cultura da Bahia? R - Eu consegui isso através de uma indicação do secretário, a função do conselho é de dar pareceres, de sugerir programa, ações pro governo do estado. Dar parecer a partir da demanda do estado para o conselho. Então a gente é um órgão anexo, um apêndice da Secretaria da Cultura. P - O que o motivou a participar do Fórum Mundial de Cultura? R - É todo um processo de que eu participei... Eu conheço esta idéia de Rui César, alimentando esta possibilidade de se criar este fórum. Nós participamos do Fórum Nordeste, preparatório, coordenei o Fórum Bahia de Cultura e participei do brasileiro, então é todo este processo, que é fundamental. A existência do fórum é fundamental como a iniciação de uma necessidade de um apelo para a sociedade, de chamar a atenção para que outros valores sejam contemplados na existência das pessoas. A gente vê uma super valorização do fator econômico na vida, teve esse fórum de Davos do G8, tem o fórum social que seria ainda sobre o viés econômico, dar uma resposta, de Porto Alegre. Eu acho que como a nossa área é uma área de cultura, nosso meio onde a gente atua é uma área de cultura, eu acho que cabe à gente dizer que além de uma outra globalização não ser possível, outros valores, pode não ser somente o financeiro a ser contemplado, valores culturais podem ser intercambiados, trocados sem que a moeda seja o hegemônico. P - Você conhece algum...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Oscar Dourado
Local de produção: Fórum Cultural Mundial, Anhembi, São Paulo-sp
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um congresso clandestino
Vídeo Texto

Margarida Portella Sollero

Um congresso clandestino
Da Rampa a luta por dignidade
Vídeo Texto
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.