Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Chirles Oliveira
Por: Chirles Oliveira, 23 de janeiro de 2024

Os livros transformou minha vida

Esta história contém:

Os livros transformou minha vida

Eu nasci em uma cidade minúscula do interior da Bahia, sendo a sexta filha de pais não alfabetizados.

Como mulher preta, que passou parte da vida morando na periferia ou em zona rural, sem oportunidade de ir à escola, posso afirmar que a educação, a leitura e os livros foram um diferencial em minha vida.

Aos 10 anos, minha família mudou-se para Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia. Nessa época tive meu primeiro contato com a literatura ao receber uma medalha de ouro em um concurso de leitura na escola. Antes disso já lia diariamente a Bíblia e outros livros religiosos, a leitura secular era proibida em minha casa.

No ano seguinte nos mudamos para uma fazenda bem distante da cidade. Lá não havia energia elétrica, nem água encanada, apenas um casebre de barro coberto com palha. Sem as distrações da cidade, eu encontrava na leitura meu refúgio. Nessa época uma tia me presenteou com alguns livros: Contos de Grimm e clássicos da literatura brasileira, e, aquele foi meu entretenimento por mais de um ano. Minha mãe quando ia à cidade, comprava também alguns livros de bolso com histórias de faroeste para eu ler para ela, e assim, nos entretínhamos.

Depois daquele período meu interesse pela leitura somente aumentou. Eu fiquei viciada em ler e lia tudo que via à minha frente, até bula de remédios e manual de instrução.

Mesmo passando por muitas dificuldades, morando grandes períodos na zona rural, mantive os livros e a leitura como parte do meu cotidiano.

Devido os revezes da vida (uma gravidez na adolescência, falta de condições financeiras para me manter na cidade), não consegui concluir o colégio na idade adequada, e infelizmente, não tive oportunidade de cursar o Ensino Médio de forma regular. Durante toda a minha vida e no período que estive longe da escola, sempre ouvia de meu pai: Estude, pois a única forma de um pobre ser valorizado é através dos estudos. A vida para quem não estuda é...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.