Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Barulho de Trem, compacto simples (vinil), lançado lá pelos idos de 63 ou 64 - não posso precisar a data, reúne músicos em um conjunto com o nome de Holliday: Marilton, Marcelo, Milton (Nascimento) e Martinha... todos com “m”. Milton era também o Bituca.

Isso aconteceu onde nascia o embrião do Clube da Esquina. Mas essa esquina ainda não existia e as pessoas se reuniam na porta do Ed. Levy, centro de Belo Horizonte, Avenida Amazonas, entre as ruas dos Tamoios e Curitiba. Logo em frente o Ed. Amazônia, que tinha saída também pela Rua dos Tupis.

Essa turma que ali se reunia lá pelas 20 horas, quase todos os dias da semana e também nas jovens tardes de sábados e domingos... era uma turma composta de duas gerações diferentes: a mais velha integrava o conjunto Holliday e Martinha - namorada do Marcelo - mais tarde vai se juntar à Jovem Guarda com Roberto, Erasmo, Wanderléia e tantos outros. A turma mais nova, adolescentes como eu, na faixa dos treze, quinze anos, ainda brincava de bente-altas, fumava escondido, ia às sessões de cinema no cine Tupi (depois cine Jacques e hoje um shopping), começava a querer namorar, flertar, naquele conflito entre ser adolescente e ainda criança. Éramos muito novos e já começávamos a vida olhando as meninas, dançando um bolero, desejando; rosto colado era uma maravilha e pegar na mão significava um namoro pra sempre.

Alguns nomes me vêem à lembrança como se fosse hoje: Ênio Varandas que nos deixou muito cedo, Janjão, Clebinho Cavaca, Paulinho Lagoinha, Fernando Fantini, Bob, Hélio Bento, as filhas do alfaiate Corino - quem me dera lembrar os nomes - eram lindas; Salomão Landsberg, Verônica Paiva, Walquíria, Bekinha e os Borges, uma família musical, mas naquela época só o Marilton já era um quase profissional da música. Marcinho era o mais tímido e Lô Borges ainda era um menino como nós e gravitávamos em torno dos mais velhos, tentando aprender a vida observando, admirando e tentando...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Mistura musical
Texto

Salomão Borges Filho

Mistura musical
Texto

Ronaldo Bastos Ribeiro

"A canção move o mundo"
De futebol e política
Vídeo Texto

Angelo Vilchez Ramos

De futebol e política
O Clube da Esquina em imagens
Texto

Carlos da Silva Assunção Filho

O Clube da Esquina em imagens
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.