Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhadora 643
Por: Inventário de Sonhos, 21 de maio de 2020

ondas de lama

Esta história contém:

ondas de lama

Estávamos eu, meu marido, minha filha e a amiga dela (que viajou conosco para Cananéia nas férias de janeiro) em uma praia. O momento não era esse, pois as crianças eram bem menores que hoje. A praia era muito bonita, estava lotada e tinha ondas fortes. Decidimos nos arriscar a entrar no mar e a enfrentar as ondas. Estávamos olhando para o mar e encarando as fortes ondas que chegavam, quando fomos atingidos por uma onda enorme, porém que vinha da terra e não do mar. No primeiro momento, pensei que estamos sendo atingidos por um tsunami, mas é claro que os tsunamis vem do mar e não da terra. A onda gigante da terra era, na verdade, uma onda de lama. Todos ficaram cobertos de lama e, logo depois, veio outra onda tão forte como a primeira. Todos estavam estarrecidos, desesperados. Havia muita agitação e gritos das pessoas que estavam na praia. Essas pessoas eram desconhecidas para mim. Me lembrou as pessoas que vimos em uma praia em que estivemos no Chile, em janeiro de 2018 (a amiga da minha filha não estava nessa viagem). Essa praia do Chile também estava lotada e tinha ondas muito fortes. Bem, voltando às ondas de lama, decidi que devíamos nos abrigar em algum local para nos protegermos. Quando olhei para o local de onde vinham as ondas de lama, vi uma encosta, que ameaçava vir abaixo a qualquer momento. Nesse momento, no meu sonho, me lembrei de uma tragédia que aconteceu em 1967, em Caraguatatuba, litoral norte de SP. Naquela ocasião, a cidade foi coberta por lama e muita gente morreu soterrada. Corremos para um rancho (minha casa na quarentena?) que havia na parte alta da praia, porém era um local bem precário e, quando veio a terceira onda, um buraco se abriu na parede e um forte jato de lama me acertou em cheio, mostrando que ainda não estava em segurança. Acordei nesse momento em que estava coberta de lama.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Li, há poucos dias, a matéria sobre o estudo de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: ondas de lama
Data: 21 de maio de 2020
Personagem: Sonhadora 643
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.