Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O Senhor Maratonista

Esta história contém:

O Senhor Maratonista

O seu Francisco começou a correr em 1988, tinha na época 55 anos. Casado com a Sra. Luzia Nakao e pai de José, Miriam, Meire e Francisco. E porque começou a correr? A motivação veio dos colegas do curso de condicionamento físico da Escola de Educação Física da USP que frequentava já a bastante tempo.

Nessa época a corrida era pouca, fazia parte de uma série de exercícios do curso. Com o aumento da responsabilidade na condução do seu negócio: o comércio de cosméticos em três grandes lojas; estava aumentando em muito seu nível de stress. A solução foi correr, não dos problemas, mas para a saúde. A primeira corrida foi a Volta da USP, 10 km percorridos em 45 minutos, chegando em terceiro lugar na sua faixa etária. Era só alegria. A partir daí seu Francisco passou a integrar o ranking da Corpore. Para quem não conhece, são 12 provas contando pontuação e os cinco primeiros são premiados com uma placa comemorativa.

Ele já tinha 59 anos quando ganhou em 2003 o quinto lugar. Como isso foi possível? Qual o segredo? Nenhum, meus queridos leitores. Tão somente treino. No começo treinava com uma equipe de corredores seis vezes por semana, treino de uma hora. Após muito treino começou a participar de meias-maratonas e maratonas. Hoje aos 76 tem no seu currículo 240 provas sendo 12 maratonas e 21 meia-maratonas. Em função da experiência adquirida e do desgaste natural da cartilagem do femur dedica-se a orientar gratuitamente iniciantes como eu e outros na alegria de correr.

Já são vários testemunhos de colegas que agradeceram suas orientações, entre ele o Sr. Reinaldo que saiu do sedentarismo e já concluiu uma maratona, depois de muito treino. Seu único problema é a tal cartilagem, sua condição física está muito bem. Concluiu mais uma vez a Volta da USP, não atendendo a orientação médica, fazendo 10 Km em 59 minutos e ficando em terceiro lugar na sua faixa etária (75 a 80). Encerrando sua trajetória até...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O carteiro e as maratonas
Vídeo Texto

Antônio Barros de Bastos

O carteiro e as maratonas
Das piscinas ao mar de prêmios
Vídeo Texto

Poliana Okimoto Cintra

Das piscinas ao mar de prêmios
Texto

Carlos Eduardo Rodrigues Sophia

"Minha sobremesa é correr"
Corridas da vida
Vídeo Texto

Aymar Giglio

Corridas da vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.