Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O Senhor dos Selos

Esta história contém:

No ano de 2009 eu tive o grande prazer em conhecer um senhor italiano que costumava expor sua coleção de selos no hall da AC Filatelica aqui de Belém, capital do Pará. Costumava chegar bem cedo na agencia pra adiantar o serviço e poder vez em quando ir ao hall da Filatelica,somente pra ver o senhor de cabelos brancos arrumar a sua imensa e rara coleção de selos. Conheci a historia de inumeros países atavés daquela maravilhosa coleção.

Nela continham obras de artistas: brasileiro, russos, holandeses, ingleses, franceses, belgas, entre outras nacionalidades. Vários estilos passando do barroco ao moderno, essa coleção já havia rodado o mundo inteiro e agora estava ali à nossa inteira disposição. Muitos curiosos tiveram o privilégio de ver aquelas obras de arte em forma de selo. Pensadores, passaros, palacios, reis e rainhas, batalhas e propagandas ideologicas estampadas naqueles raros pedaçõs de história da humanidade em todos os tempos.

A certa altura o homem já percebendo a minha fascinação e respeito ao seu magnifico trabalho, me presenteou com uma caixinha vermelha a qual eu simplesmente guardei na gaveta que havia em minha estação de trabalho. depois de meses lembrei e resolvi abrir a caixa e para a minha gloriosa surpresa vi que havia nela uma raríssima coleção de selos comemorativos aos quarenta anos da entrada do Exercito Vermelho em Berlim por ocasião da segunda guerra mundial. Eram selos estampados em material de acabamento luxuoso, em vermelho e dourado; originais soviéticos do ano de 1985. Uma raridade! A minha emoção não coube em mim e ao fechar os olhos segurando aqueles selos senti o estrondo dos canhões alemãos recepcionando os sovietes, naquela que foi a tomada da Alemanha nazista, num dos atos que simbolizaram o final daquela guerra terrível. Ainda guardo com muito carinho aquele raro presente. Durante muito tempo tentei encontrar aquele amigo mas sem sucesso. Desejo onde o senhor estiver com a sua...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte e o folclore em selos
Vídeo Texto

Josimar Fernandes de Oliveira

A arte e o folclore em selos
Selos como sonho
Texto

Luis Antonio Pereira Tobias

Selos como sonho
Selo é dinheiro
Texto

Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca

Selo é dinheiro
A arte de ensinar filatelia
Vídeo Texto

José Luiz Peron

A arte de ensinar filatelia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.