Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Erica Luciene Okuma
Por: Cláudio Felipe Bernardo, 14 de agosto de 2019

O Samba me salvou

Esta história contém:

O Samba me salvou

Vídeo

Erica Luciene Okuma, paulistana, conta com orgulho sobre seus pais, diz que seu caráter foi moldado envolta de muita atenção, amor, que eles sempre a apoiaram, orientaram, e que nunca esconderam nada, e sempre ensinaram o que era certo e errado, sem julgamentos, sem prostrações. É marcada por uma conversa com seu pai (não biológico, o segundo marido de sua mãe) onde ela teria perguntado sobre o que era errado, e ele respondeu que seria tudo aquilo que você faz e tem vergonha de fazê-lo. Lema que carrega consigo.

Erica teve uma infância livre, com muita brincadeira na rua, “bicho solto”, mesmo tendo morado em uma grande avenida como a Nova Cantareira. Um privilégio, quando pensa nas crianças de hoje, cercadas de aparelhos eletrônicos e trancadas dentro de casa. Entretanto, ressalta que foi uma criança muito tímida, se sentia deslocada, estranhava o fato de ter traços japoneses e seus pais não, se incomodava por ter outro pai, de outro casamento, mesmo isso tendo sido explicado desde cedo a ela. Com o passar dos anos, com o convívio, já que estudou praticamente com as mesmas pessoas da primeira à oitava série, amigos os quais possuí contato até hoje, acabou se soltando um pouco mais, e ressalta que ter se mudado para uma escola particular foi um divisor de águas em sua vida, pois lá conheceu pessoas de todos os tipos e classes sociais.

Outras recordações de sua infância e juventude eram os almoços na casa de sua avó. Vale ressaltar que se tratava de uma casa de imigrantes sírios, sua mãe teria vindo ao Brasil de Alepo com quatro anos de idade. Erica conta que a família era muito matriarcal, e até quando sua avó foi viva, os familiares se reuniam com frequência em sua casa. Diz que o centro de tudo ali era sua avó por parte de mãe. No natal, chegava a ter 20, 30 pessoas, porque vinham os primos, os agregados, ia todo mundo. Quando sua avó faleceu, a família praticamente se dissolveu. Não que...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.