Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O que te faz bem? Minha amiga, ao ouvir uma das suas músicas prediletas sendo acompanhada por mim num vídeo do youtube, perguntou: - Como você consegue tocar os instrumentos exatamente quando a música inicia? - Não sei como, apenas sinto. Sou amadora da percussão, que faz do ritmo uma brincadeira para os familiares e os amigos. É um hobby iniciado há algum tempo que não foi bem uma descoberta, mas sim, o desnudar de algo existente. Comparo a um olho d’água que sumiu após pisoteado anos e anos pela passagem da boiada. A partir do momento em que os animais não passam mais e a área degradada recupera-se pelo plantio de árvores nativas, a nascente brota em toda a plenitude, para ocupar novamente o seu devido lugar. Nasci exatamente na semana do Carnaval. Meu chorinho de neném “acompanhava” o som do batuque da rua. Cresci ouvindo músicas do rádio e toca disco. Achava sensacional ouvir o canto das cigarras enquanto brincava no quintal, rodopiando na ponta dos pés ou correndo. Durante a infância, alguns sons me causavam medo ou curiosidade. Lembro-me de que meu pai, durante a madrugada na virada para o Dia de Reis, aparecia na varanda lá de casa acompanhado por amigos, cantando ao ritmo do violão e pandeiro. Eu acordava assustada e tinha tanto medo que não me atrevia a olhar, mesmo gostando de escutar a cantoria. Nas semanas de Carnaval, a garotada da vizinhança brincava na rua com o boi bumbá. Só havia meninos no pequeno grupo, que improvisava a farra com um boneco que imitava um boi. O batuque era garantido por instrumentos feitos de lata. Eu os assistia de longe porque se estivesse muito próxima o boi poderia “me pegar”. Por volta dos dez anos de idade, eu morava ao lado de uma casa muito bonita e cercada por um muro alto. Um casal morava lá, eles não cumprimentavam os vizinhos. A senhora tocava o piano, era um encanto. Como eu desejava estar ao lado dela, só para ouvir bem de pertinho. Eu tinha um...

Continuar leitura
Palavras-chave: hobby

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Pelas estradas do Nordeste
Vídeo Texto

Ednaldo Novaes Rebouças

Pelas estradas do Nordeste
Um judeu em fuga
Texto

Josef Aronsohn

Um judeu em fuga
Guerra e paz
Vídeo Texto

Carlo Leonardo Schneider

Guerra e paz
De volta às raízes pomeranas
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.