Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Munique Kostta
Por: Munique Kostta, 27 de outubro de 2023

O que eu passei na pandemia tendo parido e sendo mãe solo.

Esta história contém:

O que eu passei  na pandemia tendo parido e sendo mãe solo.

Eu pari no começo da pandemia. Tinha perdido o emprego 2 meses antes de engravidar e , para piorar, o pai não aguentou e foi embora. Eu tive q lidar com o desemprego , a demanda da bebe e ainda me amparar. Toda vez q eu pedia ajuda e ( a distância, pois estávamos em isolamento social né? ) a maioria dizia : vai dar tudo certo. Mas não deu. Sem pensão sem ninguém pra revesar e ainda ter de inventar algo pra ganhar alguma grana que pagasse as fraldas e a comida. Me mudei 11 vezes ao longe de 2 anos . Primeiro fui pra uma quarto/sala , depois pra uma kitnet , depois pra uma kitnet menor, aí acabou a grana e tive q me desfazer dos móveis e fui pra casa de uma conhecida que N conseguiu me ajudar por mto tempo, aí fui morar na loja da minha comadre . Dormia no chão forrado c edredom eu e minha bebe. As 6h tinha q desocupar a sala pq ia preparar pra começar os atendimentos. Eu nem sei como eu sobrevivi, pra falar a verdade. Talvez a minha fé de q tudo fosse passar e tb pq haviam vidas se perdendo e ao menos eu estava \" saudável \". Hoje a neném já tem 3 anos. Está na creche há um mês e já começo a sonhar com um trabalho remunerado q possa me devolver o restante da minha dignidade. Restante pq nesse mundo , sem dinheiro tb somos invisíveis. Atualmente moro numa casa compartilhada e o pai dela está junto de nós. Fui muito culpabilizada por familiares pelo fato de eu ter engravidado dele. E isso era tipo o motivo de eu não poder reclamar ou pedir-lhes ajuda. Guenta. Agora guenta. Eu \" guentei\"... mas me sinto como um soldado que voltou da guerra. Não sou mais a mesma. Estresse pós- traumático. Quanto à minha filha. Ela sempre foi , dentre todos os momentos , meu farol. Acho q por isso eu aguentei e agora vislumbro aguentar e superar por mim. A maternidade é solitária e na minha visão o que precisa mudar é a nossa crença enquanto sociedade, desse sistema patriarcal que enfia tudo nas costas da mulher, mãe.

Hoje, me separei do pai da...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.