Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 9 de dezembro de 2005

O poder transformador da educação

Esta história contém:

O poder transformador da educação

P/1 – Bem, pra gente começar, eu queria que você se identificasse com seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Sônia Regina da Silva Costa. Nasci em Osasco, em 1963.

P/1 – E os seus pais? O nome...

R – Meu pai é Luís Rodrigues da Silva e minha mãe, Nair Ferreira da Silva.

P/1 – E eles nasceram...?

R – Eles nasceram em Alagoas.

P/1 – Conta um pouco da história deles.

R – Ah, meus pais vieram pra Osasco – não vieram juntos, porque eles são até de cidades diferentes – meu pai veio por... a crise naquela época. Ele conta da situação de pobreza mesmo que ele viveu, que ele nasceu. E aí eles resolveram vir pra São Paulo. Ele veio sozinho. A história dele é uma história muito interessante, quando ele chegou aqui em Osasco, ele era menor e tiraram os documentos dele, um tio tirou pra ele, mais velho... Tanto é que a idade dele, 67 – 68 anos, mas na verdade nos documentos, ele já tem mais 70 anos, porque ele teve que tirar pra sobreviver, pra arrumar emprego. Aí ele conseguiu emprego, começou a trabalhar em empresas de operário, sofreu muito. Aí trabalhou muitos anos numa empresa que tinha aqui em Osasco, a Eternit, que hoje é o Walmart que ocupa o terreno ali. Ali ele se aposentou. Conheceu minha mãe aqui em Osasco. A minha mãe veio com a família – minha mãe teve 13 irmãos, com ela 14 – e veio com a minha avó, meu avô e com todas as minhas tias, meus tios solteiros, todos ali: um de 10, de 11, de 12, 13 e um de 14 anos... Então, elas trabalhavam todas juntas, minhas tias, em empresas também, de operárias. E foram conhecendo os maridos, era um ano de diferença. Duas delas casaram no mesmo ano, uma num ano pra outra casar no outro. E minha mãe conheceu meu pai e se casaram. Eles moravam no quilômetro 18, naquela época. Aí eu nasci. Primeiro, minha mãe teve um filho mais velho, mas perdeu com 7 meses, depois fui eu e depois...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Fundação Bradesco

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Sônia Regina da Silva Costa

Código: FB_HV007

Transcrito por Rodrigo de Godoy

Revisado por Sâmmya Nicolle da Cruz Dias

P/1 – Bem, pra gente começar, eu queria que você se identificasse com seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Sônia Regina da Silva Costa. Nasci em Osasco, em 1963.

P/1 – E os seus pais? O nome...

R – Meu pai é Luís Rodrigues da Silva e minha mãe, Nair Ferreira da Silva.

P/1 – E eles nasceram...?

R – Eles nasceram em Alagoas.

P/1 – Conta um pouco da história deles.

R – Ah, meus pais vieram pra Osasco – não vieram juntos, porque eles são até de cidades diferentes – meu pai veio por... a crise naquela época. Ele conta da situação de pobreza mesmo que ele viveu, que ele nasceu. E aí eles resolveram vir pra São Paulo. Ele veio sozinho. A história dele é uma história muito interessante, quando ele chegou aqui em Osasco, ele era menor e tiraram os documentos dele, um tio tirou pra ele, mais velho... Tanto é que a idade dele, 67 – 68 anos, mas na verdade nos documentos, ele já tem mais 70 anos, porque ele teve que tirar pra sobreviver, pra arrumar emprego. Aí ele conseguiu emprego, começou a trabalhar em empresas de operário, sofreu muito. Aí trabalhou muitos anos numa empresa que tinha aqui em Osasco, a Eternit, que hoje é o Walmart que ocupa o terreno ali. Ali ele se aposentou. Conheceu minha mãe aqui em Osasco. A minha mãe veio com a família – minha mãe teve 13 irmãos, com ela 14 – e veio com a minha avó, meu avô e com todas as minhas tias, meus tios solteiros, todos ali: um de 10, de 11, de 12, 13 e um de 14 anos... Então, elas trabalhavam todas juntas, minhas tias, em empresas também, de operárias. E foram conhecendo os maridos, era um ano de diferença. Duas delas casaram no mesmo ano, uma num ano pra outra casar no outro. E minha mãe conheceu meu pai e se...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.