Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Gilda Vacare
Por: Gilda Vacare,

O pão

Esta história contém:

O pão

Foi no tempo da guerra, não me lembro muito bem do ano, só sei que aqui no Brasil começou a faltar muita coisa, principalmente na alimentação.

A farinha de trigo foi um dos produtos que sumiu do mercado, então tínhamos que madrugar – e eu digo tínhamos porque algumas pessoas da família iam juntas, mas lá fazíamos de conta que não nos conhecíamos, se não, eles não davam para todos – e ficávamos na fila para pegar um pão escuro (e ruim), de tanta mistura que eles punham na farinha. Mas dávamos Graças a Deus

Mas aí mamãe ganhou uma receita de uma vizinha, para fazer pão em casa com macarrão. Ela colocava o macarrão de molho na água por algumas horas e depois ia pondo os ingredientes normais do pão.

O macarrão também era bem escuro, mas transformado em pão pelas mãos de minha mãe transformava-se em uma delícia.

Eu não sei se quando a gente é criança, meio adolescente, tudo é tão maravilhoso que esse pão feito em casa parecia que tinha sido feito nas melhores padarias do mundo.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Investindo em qualidade
Vídeo Texto

Jose Roberto Coimbra Tambasco

Investindo em qualidade
Um baiano apaixonado por São Paulo
Vídeo Texto
Corridas da vida
Vídeo Texto

Aymar Giglio

Corridas da vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.