Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Terminal Rodoviário da cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, anos 70. - Viajar e conhecer o mundo a bordo de um ônibus era o desejo do menino que foi sendo alimentado com as constantes despedidas de seus entes queridos na estação, causada pelo êxodo em busca de oportunidades melhores.

Primeiro seu pai, depois seus avós, tios, primos e primas. Aos poucos, um a um embarcaram naquele imenso ônibus amarelo e partiaram deixando a dor da saudade e a vontade incontrolável de acompanhá-los.

- Queria viajar nesse ônibus também mãe.

- Um dia meu filho Um dia

O tempo passou, o menino cresceu, viajou e conheceu o imenso Brasil. A floresta amazônica, as praias nordestinas, o pantanal, as montanhas cariocas, a arquitetura paulista, a história mineira, os pampas gaúchos.

Boa Vista, Porto Velho, Manaus, Rio Branco, Macapá, Belém, Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Palmas, Goiás, Fortaleza, Recife, Aracajú, Maceió, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, João Pessoa... Sempre a bordo de um ônibus, mas nenhum deles igual àquele que seus parentes embarcaram.

Estação Rodoviária da cidade de Belém, Estado do Pará, julho de 2003. Nesse mês, a escolha da empresa em que iria viajar seria exclusivamente sua. Naquele momento o homem voltou a ser menino. Os olhos brilhavam e a felicidade transparecia no seu rosto. Ao chegar ao guichê a atendente lhe recebeu tão educadamente que parecia que ela já o esperava.

- Bom dia senhor, posso ajudá-lo?

- Sim , bom dia. Por favor, uma passagem para Goiania.

Com o bilhete na mão dirigiu-se à plataforma de embarque e aguardou ansiosamente. Quando o grande ônibus amarelo estacionou, a viagem ao passado foi instantânea. Os olhos se encheram de lágrimas e mesmo sabendo que seria impossível, o homem-menino esperou sua família desembarcar.

- Bom dia, nós agradecemos a preferência. Seja muito bem vindo. Sua passagem, por favor?

A voz do motorista o trouxe de volta a realidade. Entrou e...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Transportando Campinas
Vídeo Texto

Antonio Augusto Gomes dos Santos

Transportando Campinas
Um flamenguista pelo mundo.
Vídeo Texto

Francisco Moraes

Um flamenguista pelo mundo.
Desarranjos
Texto

renato sturzenecker de siqueira

Desarranjos
Ser profissional, mas ser humana em primeiro lugar
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.