Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Leticia Nelly Silva
Por: Leticia Nelly Silva, 28 de abril de 2022

O Mal do Século

Esta história contém:

O Mal do Século

Hoje estou aqui para contar um pouco da minha própria história, um pouco do que eu já sofri por conta do mal do século; a depressão e a ansiedade. Nova, por volta dos 12 anos de idade, eu já sofria de ansiedade. Sempre que havia um evento considerado importante para mim, como apresentações de Ballet, viagens… Eu passava mal, passava muito mal mesmo, ao ponto de suar frio e vomitar. No início, minha mãe achava que era algo normal e que algumas crianças lidavam melhor e outras (como era meu caso) nem tanto. Minha tia, por notar que havia algo estranho, orientou minha mãe para que me levasse ao psiquiatra e psicólogo, para que eu pudesse ter ferramentas para lidar melhor com essas situações e entender o que passava pela minha cabeça nesses momentos. E assim foi feito. Aos 12 anos de idade ainda, fui diagnosticada com TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e depressão leve. Iniciei a terapia, mas logo parei. Aos 15 anos, foi quando as coisas começaram a ficar mais complicadas. Estava prestes a fazer meu intercâmbio e tinha que realizar uma enxurrada de exames para que eu pudesse embarcar. Além da correria de médicos, vacinas, tinha que lidar com a ansiedade, meus amigos e a escola. Em um certo dia, estava fazendo o exame de endoscopia, no qual eu precisava ser sedada. O exame foi um sucesso, mas a "volta" da anestesia nem tanto. Foi ali, naquele momento, que eu tive minha primeira crise de ansiedade séria. Só de relembrar, traz memórias e sensações péssimas. Eu não conseguia abrir o olho e nem me mover, só gritava e chorava, na minha cabeça só era possível visualizar cenas que me causavam gatilhos e me deixavam muito mal, mas no fundo eu tinha consciência e escutava todos a minha volta, minha mãe, os médicos, todos preocupados e sem entender o que estava acontecendo, assim como eu, que não sabia como sair daquela situação sozinha. Não sabíamos se poderia ser efeito da sedação ou o que. A...

Continuar leitura
Palavras-chave: depressão

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“Aos olhos do Pai, você é uma obra-prima”
Vídeo Texto

Kátia Regiane Bueno Antenor Custódio

“Aos olhos do Pai, você é uma obra-prima”
Célia: o alicerce da família
Texto

Célia Compagno Cyrino Pereira

Célia: o alicerce da família
A arte transformou a vida
Texto

Amaurina Aparecida de Souza

A arte transformou a vida
Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.