Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ektor Almeida
Por: Ektor Almeida, 23 de dezembro de 2023

O Grande Circo Tapete (mais do que) Mágico

Esta história contém:

O Grande Circo Tapete (mais do que) Mágico

Não lembro bem, talvez tenha sido pelos idos de 83 ou 84. Mas o fato é que eu não conseguia tirar os olhos do chão te tanta timidez que assolava o meu ser. Embora contasse com 13 ou 14 anos, muitas oportunidades que me podiam ser oferecidas eram dispensadas por conta da timidez. Tinha vergonha de perguntar as horas aos transeuntes!

A cidade era São Salvador da Bahia de Todos os Santos e o local era o Shopping Itaigara, segundo piso. Tinha uma japonesinha e um bando de crianças rindo e falando alto (o normal de quando junta mais de duas crianças). Estavamos eu e minha irmã Janine, dois anos mais nova, e ficamos parados ao longe observando, até que a tal japonesinha nos chamou: \\\"Estamos organizando um grupo de circo.teatro para apresentar no final de semana aqui no shopping\\\" - disse ela, \\\"querem participar?\\\" Eu lá com cara de b***da, não falava nada e minha irmã prontamente: \\\"queremos!\\\" Minha timidez só era superada pela minha incapacidade de dizer um sonoro \\\"NÃO!\\\".

Sentamos em círculo e Verônica Tamaoki, ou Verô - a japonesinha, explicou as coisas e distribuiu as tarefas. Do alto de seus vinte e poucos anos, percebendo minha introversão disse: \\\" voce vai ser o apresentador\\\". Gelei! \\\"vai até ali (no meio do piso) e diga bem alto: O Grande Circo Tapate Mágico, orgulhosaente apresenta a sua trupe!\\\". Morri!

Fui, abri os braços, olhei ao redor e segundo minha percepção deveria ter umas 200 pessoas, mas na verdade tinha 4 ou 5, e gritei a plenos pulmões a tal frase.

Meus pais desde que perceberam essa minha retração, incentivavam o meu encaixe social. Toquei saxhorn e trumpete na banda de musica da cidade, encenava nas peças da escola, mas não dava jeito.

Mas depois desse dia... com certeza posso dividir a minha vida em antes e depois desse momento. Fui aceito pelo grupo que organizou o evento e \\\"enganjei\\\" na trupe principal por mais uns tres anos, se tivesse ficado mais tempo seria uma...

Continuar leitura
Palavras-chave: circo, emoções, timidez, teatro

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.