Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Djalma Thomaz
Por: Museu da Pessoa, 27 de junho de 2002

O Futuro é Azul

Esta história contém:

Vídeo

P/1 - José Carlos

R - Djalma Thomás

P/1 - Djalma, então, primeiro, boa tarde.

R - Boa tarde.

P/1 - Primeira pergunta que eu vou fazer, pedir para você se apresentar, nome completo, data e local de nascimento.

R - Meu nome é Djalma Thomás, eu sou natural de Petrópolis, Rio de Janeiro e nasci naquela cidade imperial em 27/01/1949.

P/1 - Os seus pais são de Petrópolis?

R - Só papai, mamãe... não, só mamãe. Papai é do interior de Minas Gerais, Zona da Mata, São Pedro de Piqueri.

P/1 - E como é que foi um pouco a sua... Crescer em Petrópolis, como é que foi...

R - É, eu nasci, nasci e me criei em Petrópolis. Tive um casamento em Petrópolis e de lá eu me desquitei e vim para cá em 1982, fim de 1982. Desse casamento em Petrópolis, eu tenho uma filha, a Fabiana, e aqui eu também já casei de novo, claro, que ninguém é de ferro. E tenho aqui... Sou casado com dona Maria do Socorro e tenho aqui a nossa Ludmila, que tem 16 aninhos agora.

P/1 - Mas em Petrópolis, você chegou a trabalhar lá e...

R - Trabalhei em Petrópolis. Comecei cedo. A minha vida foi muito difícil, devido aos trabalhos que a gente tinha que fazer para ajudar a família. Então, eu comecei cedo. Eu ainda tenho carteira de menor. Naquele tempo, naquela época ainda tinha. 1964, eu tinha essa... Já comecei a trabalhar na companhia, fábrica de tecido Dona Isabel. Uma companhia que foi a precursora do... Lançou o jeans (Roy Book?) na época e eu trabalhava lá.

P/1 - Era um jeans famoso esse?

R - Famoso. Na época era muito famoso.

P/1 - E como é que era trabalhar numa tecelagem? Quer dizer, tem aquela coisa do barulho?

R - É, aquela coisa do barulho. Aquela tecelagem me lembra até essa novela que começou agora, Esperança, aparece um pedaço de uma tecelagem... é exatamente aquilo. É tomar conta dos fios, para não enrolar os fios para não arrebentar e está sempre atento naquilo. Hoje não. Hoje está tudo automatizado,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Fazendo o caminho da volta
Vídeo Texto

Cunumi Guyrá Morantim

Fazendo o caminho da volta
O legado que eu quero deixar é da minha luta
Vídeo Texto
Resistir para existir, desistir jamais!
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.