Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Pedro Viana Guajajara
Por: Museu da Pessoa, 22 de fevereiro de 2022

O Fundador da Aldeia

Esta história contém:

O Fundador da Aldeia

Vídeo

Eu nasci aqui na aldeia Piçarra Preta, cresci e tô aqui até hoje. Minha infância não foi tão fácil, nessa época de 1977,78 até os anos 80 não foi muito fácil na minha infância e adolescência. Na minha infância eu posso afirmar que nois como povo indígena não foi muito fácil, foi na época do desmatamento da terra, da mata, naquela invasão lá que já tinha iniciado anos atrás. Não foi fácil pra minha mãe, pro meu pai e vi meu avô ainda na época foi muito sofrido.

Na época do desmatamento, que veio o arrendamento do pessoal do SPI, da FUNAI depois. Não tinha mais mata, queimação muito grande na natureza foi escasso na época a caça e a pesca. Mamãe na época para nos assustentar, mãe de dez filhos, ela e meu pai tiveram que relar muito, tiveram que quebrar coco e fazer carvão para sobreviver nessas roças. A FUNAI na verdade tinham muito gado, que diz que era dos indígena, e o indígena botava roça e o gado comia.

A FUNAI tava juntando os índio e caçando um lugar para botar os indígenas, e deram esse lugar para o meu avo Manoel Viana e ai ele fundo a aldeia Januaria, que na época era conhecida mais como aldeia Criori, na época, porque nas margem tem uma ave chamada criori. Depois de um tempo, tava criando algo que ele não aceitava, de conflito e bebedeira, e aí ele fez a vinda dele aqui para aldeia Piçarra Preta com seu familiar.

Meu avõ era uma pessoal muito sábia, muito inteligente o véio meu avô ele era uma pessoa dentro dacultura, apesar dele não ser cem por cento indígena, ele falava só na língua tenteha, só na língua indígena, ele sabia um pouco também da língua dos índio Kapo. Ele conhecia Tupã, ele falava mais na língua, falava português muito assim... errado vamo dizer assim. Mas ele era sábio nos materiais culturais nos aprendizados. Ele sabia de tudo passava tudo pra nois, então assim se a gente não buscou o conhecimento não se interagiu na época para hoje não estar preparado, é o momento...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.